O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta quinta-feira (30) em suas redes sociais uma mensagem enaltecendo a operação da Polícia Federal (PF) que prendeu suspeitos de integrar quadrilha especializada em fraudes milionárias no sistema Pix.
A manifestação foi interpretada como uma resposta indireta ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), após a polêmica ronda policial conhecida como Operação Contenção, que ocorreu na terça-feira (28) e resultou em 121 mortes.
Em seu recado, Lula ressaltou:
“Inteligência policial, tecnologia e planejamento. É com o uso dessas armas que a Polícia Federal localizou e prendeu suspeitos de integrar a quadrilha de hackers que desviou dinheiro de empresas ligadas ao Pix. Mais um trabalho sério e eficaz da Polícia Federal.”
A ação da PF desmantelou grupo criminoso que usava invasões remotas a dispositivos de clientes para transferir recursos ferrando órgãos financeiros e empresas de pagamento, movimentando mais de R$ 813 milhões em fraudes. Foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão (19 preventivas e 7 temporárias), em várias cidades e estados brasileiros, além de cooperação internacional para bloqueio de bens e valores no Brasil e exterior, totalizando cerca de R$ 640 milhões.
Mais Notícias
A operação da PF destacou-se pelo rigor, eficiência e ausência de vítimas fatais, ao contrário da violenta operação policial no Rio, que envolveu cerca de 2.500 agentes, teve confrontos armados e é criticada por seu alto número de mortos.
O contraste entre o modelo de operação digital estratégica da PF e a ação letal do governo Castro tem alimentado debates sobre os rumos da segurança pública e respeito aos direitos humanos, especialmente no contexto da crise carioca.




