Lula reúne governadores para discutir segurança pública

Lula
Lula

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião para a próxima quinta-feira (31) com os governadores de todos os estados para tratar do tema da segurança pública.

O encontro será realizado no Palácio do Planalto e contará com a presença do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro.

O objetivo principal é discutir medidas para aprimorar a segurança pública no país. Na ocasião, o presidente vai abordar com os governadores propostas relacionadas à área, incluindo a PEC desenvolvida pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

PEC propõe novo modelo de coordenação federal

Durante a reunião, Lewandowski vai detalhar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que sugere um aumento na coordenação da União sobre ações de segurança pública nos estados. A proposta inclui a criação de uma polícia ostensiva federal, que teria atuação em todo o território nacional. Essa medida visa fortalecer a integração entre as forças de segurança estaduais e federais.

Acordo com governadores é essencial para avanço no Congresso

A PEC, segundo informações do governo, só será enviada para tramitação no Congresso Nacional após o ministro obter o apoio necessário dos governadores. A busca por um consenso entre União e estados é vista como essencial para o avanço da proposta. Portanto, o diálogo será uma das prioridades no encontro de quinta-feira.

Presença de governadores em Brasília

Governadores de várias regiões do Brasil já confirmaram presença, incluindo Claudio Castro, que representa um dos estados mais afetados por questões de segurança pública. A expectativa é que a reunião resulte em um acordo que fortaleça a atuação conjunta em todo o país e traga melhorias para o combate à criminalidade.


LEIA TAMBÉM

Perguntas e Respostas sobre a Reunião de Lula com Governadores

1. Qual o objetivo principal da reunião entre Lula e os governadores?

O encontro visa discutir medidas de segurança pública e obter apoio para uma PEC que fortalece a coordenação da União.

2. O que a PEC proposta por Ricardo Lewandowski prevê?

A PEC sugere que a União tenha mais poderes na segurança pública, incluindo a criação de uma polícia ostensiva federal.

3. Quando e onde será a reunião?

A reunião está marcada para quinta-feira (31) no Palácio do Planalto, em Brasília.

4. A PEC já está em tramitação no Congresso?

Não. O texto só será enviado para tramitação após o ministro da Justiça obter apoio dos governadores.

5. Quem estará presente na reunião?

Governadores de todos os estados, incluindo Claudio Castro, do Rio de Janeiro, confirmaram presença.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss

O presidente Lula desembarcou na Bahia para anunciar R$ 250 milhões em investimentos no programa Água Para Todos, focando na segurança hídrica. | Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O golpe contra Lula já começou. E não vem do bolsonarismo

A burguesia percebeu que já não
Presidente Lula

Lula descarta GLO no Rio e critica falta de resultados

Presidente defende nova proposta para definir