Ministro das Comunicações é indiciado por corrupção

Juscelino Filho é suspeito de fraude em licitações e organização criminosa

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante coletiva de imprensa em Brasília.

Brasília – A Polícia Federal indiciou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), por crimes como corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa. O relatório foi enviado ao Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira (11), sob sigilo.


O que você precisa saber

  • Indiciamento: Juscelino Filho, ministro das Comunicações, é indiciado por corrupção
  • Crimes: Acusações incluem fraude em licitações e organização criminosa
  • Esquema: Suspeita de desvio de recursos públicos por meio de emendas destinadas à Codevasf
  • Histórico: Ministro também foi acusado de usar dinheiro público para viagens pessoais

Suspeitas e Investigação

Juscelino Filho é suspeito de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos através de emendas destinadas à Codevasf, empresa pública alvo de parlamentares para alocação de verbas do orçamento secreto. O esquema pode envolver familiares do ministro.

Polêmicas Anteriores

Em março de 2023, o ministro foi acusado de usar dinheiro público para viagens pessoais. Filho foi nomeado ministro em dezembro de 2022, com o objetivo de garantir apoio político no Congresso para o governo.

Carreira Política

Nascido em São Luís, Maranhão, Juscelino Filho, de 40 anos, é médico especializado em radiologia e diagnóstico por imagem. Ele foi eleito deputado federal em 2014, reeleito em 2018 e novamente nas eleições gerais deste ano. Em seu primeiro mandato (2015-2018), foi líder do Partido Republicano Progressista e, no segundo, presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Herança Política

Filho de Juscelino Rezende, ex-prefeito de Vitorino Freire e deputado estadual por três mandatos, Juscelino Filho tem uma longa trajetória política influenciada pela carreira do pai.


https://www.diariocarioca.com/wp-content/uploads/2025/09/Parimatch-728-90.jpg
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.