“Não podemos mais perder crianças para a fome”, destaca Wellington Dias

Em evento promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e pelo PNUD, Wellington Dias reforça compromisso do governo com a primeira infância

Redacao
Por Redacao
4 Min Read

Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, esteve presente nesta terça-feira, 20, no evento “Primeira Infância Primeiro: Políticas Integradas”, promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Na oportunidade, ele reforçou que a primeira infância e o combate à fome são prioridade em sua pasta. “Nosso objetivo é não perder crianças no que diz respeito à alimentação e trazer uma condição de vida melhor para todas as infâncias brasileiras” comentou Dias.
 

De acordo com o ministro, as políticas públicas para a primeira infância precisam ser integradas, intersetoriais – com sinergia entre os ministérios da saúde, assistência, educação, e outros – e direcionadas aos mais vulneráveis. “A população negra, periférica, quilombola, ribeirinha e os indígenas precisam de atenção especial. Um dos desafios brasileiros está justamente nesse grupo, que tem grandes índices de mortalidade de gestantes, crianças e menor qualidade de vida. Há crianças que não tem oportunidade e acesso à educação”, comentou Dias.
 

A fala de Wellington Dias vai ao encontro da reflexão de Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. “Precisamos acolher os diferentes brasis que vivemos e políticas as crianças vulneráveis. São elas que mais se beneficiarão dos serviços de qualidade da primeira infância”, comentou Luz.

Segundo a executiva, os esforços para a primeira infância precisam ser direcionados e coordenados de forma integrada e colaborativa. “O Brasil não tem uma política nacional integrada de primeira infância. Há poucos comitês intersetoriais funcionando da maneira que a gente precisa, seja no âmbito da união dos estados ou dos municípios. Esta é uma dicotomia que precisa ser construída para prover políticas de qualidade”, finalizou

A iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) visa discutir os principais desafios e caminhos para a promoção do desenvolvimento na primeira infância a partir de uma perspectiva de integração horizontal – cooperação técnica interministerial –, e vertical – Pacto Federativo.

Sobre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalha pela causa da Primeira Infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. As principais frentes de atuação da Fundação são a promoção da Educação Infantil de qualidade, o fortalecimento dos serviços de parentalidade, a avaliação do desenvolvimento da criança e das políticas públicas de primeira infância e a sensibilização da sociedade sobre o impacto das experiências vividas no começo da vida.


Sobre o PNUD

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apoia os países em suas estratégias rumo ao desenvolvimento sustentável, guiado pelos princípios de universalidade, igualdade e de não deixar ninguém para trás. Para enfrentar a complexidade do desenvolvimento sustentável na era moderna e a magnitude dos desafios contemporâneos, o PNUD trabalha com abordagens multidimensionais, interligadas e coerentes, sempre com foco na Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Compartilhe esta notícia