25.8 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, fevereiro 3, 2025
InícioPolíticaPF perto de concluir investigação sobre tentativa de golpe de Bolsonaro

PF perto de concluir investigação sobre tentativa de golpe de Bolsonaro

Rio de Janeiro – A Polícia Federal deve finalizar, no início de novembro, o inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados.

O caso está relacionado aos ataques de 8 de janeiro de 2023 e inclui novos elementos encontrados em dispositivos eletrônicos dos investigados, conforme divulgou o blog de Andréia Sadi, no g1.

Os investigadores da PF acreditam que essas novas mensagens reforçam a participação de Bolsonaro na elaboração de uma minuta golpista, discutida em reuniões realizadas no Palácio da Alvorada após sua derrota nas eleições de 2022.

Depoimentos colhidos pela polícia também confirmaram encontros entre autoridades para planejar a tentativa de tomada de poder.

Novos desdobramentos nas investigações

O relatório final da PF vai encerrar o inquérito conhecido como das milícias digitais, que já resultou em dois relatórios anteriores: um sobre a falsificação de cartões de vacinação e outro sobre o desvio de presentes oferecidos por autoridades estrangeiras ao governo Bolsonaro, como as joias da Arábia Saudita.

A parte referente à tentativa de golpe demorou mais para ser concluída, segundo uma fonte próxima ao caso, porque foi necessário cruzar as informações com outro inquérito paralelo que investiga espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Esse caso mostrou que agentes públicos usaram a Abin para monitorar adversários de Bolsonaro e espalhar fake news, interligando as investigações sobre milícias digitais e a Abin.

Obstáculos no andamento do inquérito

A investigação sofreu atrasos devido à dificuldade de acessar mensagens de celulares e computadores apreendidos durante operações de busca. Muitos suspeitos não forneceram as senhas de seus dispositivos, o que retardou a perícia técnica. Além disso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) está analisando as duas partes já finalizadas do inquérito, relacionadas às joias e à falsificação dos cartões de vacinação.

Expectativa sobre a PGR

A PGR, sob o comando do procurador-geral Paulo Gonet, tem adotado cautela antes de tomar qualquer decisão. Ele afirmou que qualquer denúncia contra Bolsonaro precisa ser sólida e, por isso, aguarda a conclusão total das investigações, incluindo a parte sobre a tentativa de golpe. A expectativa é que a PGR apresente uma denúncia única ao Supremo Tribunal Federal (STF), conectando todas as ações de Bolsonaro e aliados, como a falsificação de cartões para entrar nos EUA e a venda das joias para financiar o plano golpista.

Perguntas frequentes sobre o inquérito da tentativa de golpe

Quando a PF vai concluir o inquérito?
A previsão é de que o relatório final seja entregue no início de novembro.

O que foi descoberto nas investigações?
Novas mensagens em celulares e computadores dos investigados reforçam o envolvimento de Bolsonaro no plano golpista.

O que a PGR pode fazer após o relatório?
A PGR pode solicitar novas diligências, arquivar o caso ou apresentar denúncia ao STF.

Relacionadas

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online