terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaPGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA
Traidor Denunciado

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação contra STF no caso das sanções dos EUA

Denúncia inclui uso de conexões nos EUA, ameaças a ministros e prejuízos econômicos ao Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nesta segunda-feira (22) uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o comentarista Paulo Figueiredo, acusados de coação em processo judicial.

De acordo com o Ministério Público, os dois teriam articulado sanções estrangeiras contra ministros do STF e contra o próprio Brasil, em uma estratégia para pressionar a Corte e tentar livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro de condenações.

Trama internacional

A denúncia aponta que Eduardo Bolsonaro e Figueiredo usaram contatos nos Estados Unidos, incluindo políticos do alto escalão como o senador Bernie Moreno, para articular punições contra o Brasil. Viagens frequentes ao país serviram para avançar o plano, que resultou em três eventos principais:

  • Suspensão de vistos (18/07/2025): oito ministros do STF foram impedidos de entrar nos EUA. Eduardo Bolsonaro agradeceu a Trump e ao Secretário de Estado pelo ato, prometendo “muito mais por vir”.
  • “Tarifa-Moraes” (09/07/2025): tarifas de 50% sobre exportações brasileiras, com impacto negativo no PIB e no emprego.
  • Lei Magnitsky (30/07/2025): sanções contra Alexandre de Moraes, com bloqueio de bens e proibição de transações financeiras nos EUA.

Segundo a PGR, as medidas foram celebradas e usadas como ameaça direta para intimidar o STF.

Provas e mensagens

O Ministério Público anexou mensagens apreendidas do celular de Jair Bolsonaro como evidência. Em uma delas, o ex-presidente relata ao filho que “todos ou quase todos” os ministros do Supremo estavam preocupados com as sanções.

A denúncia afirma ainda que Eduardo Bolsonaro atuou para concentrar as negociações com Washington em seu núcleo, evitando que outros aliados tivessem acesso às autoridades americanas.

Pedido da PGR

O MPF pede a condenação de Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo pelo crime de coação no curso do processo, em forma continuada, além da reparação dos danos causados ao Brasil.

O documento ressalta que o crime se consumou com a mera prática das ameaças, independentemente de os ministros terem cedido ou não à pressão.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

Povo faz senadores mudarem votos e PEC da Blindagem não passará

Mobilização popular pressiona parlamentares; número de contrários chega a 51, acima do necessário para barrar a proposta

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias