PGR se posiciona contra progressão de regime de Daniel Silveira

23 de janeiro de 2024
1 min read
PGR é contra ida de Daniel Silveira para regime semiaberto
Daniel Silveira - Foto: Luís Macedo - Câmara dos Deputados

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou contra a progressão do regime de prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira. O parecer foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O que você precisa saber:

  • A PGR entende que o cálculo feito pela defesa de Silveira não é aplicável ao caso concreto, pois o ex-parlamentar foi condenado por crimes contra o Estado.
  • Silveira está preso em regime fechado desde fevereiro de 2022, quando foi condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão.
  • O Supremo anulou o decreto de graça constitucional concedido pelo então presidente Jair Bolsonaro para impedir o cumprimento da pena de Silveira.

O vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand, entendeu que o cálculo feito pelos advogados de Silveira levou em conta o cometimento de crimes sem violência e não pode ser utilizado no caso concreto.

“Este órgão ministerial manifestou-se pelo indeferimento do pedido, porque o cálculo desenvolvido pela defesa considerou, para fins de transferência para regime menos rigoroso, o cumprimento de 16% da pena a ser computado em casos de crime cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça, não aplicável ao caso concreto”, afirmou.

Ainda de acordo com o vice-procurador, o crime cometido por Silveira é de natureza gravíssima e foi cometido com violência contra a ordem constitucional e o Estado Democrático de Direito.

“No caso em análise, o crime foi cometido contra a ordem constitucional e o Estado Democrático de Direito, com ofensa direta a um dos Poderes da República, o Poder Judiciário, e com grave ameaça à independência e à segurança do Estado”, disse.

Após receber o parecer da PGR, Alexandre de Moraes vai decidir sobre o pedido de progressão de regime.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Follow

Newsletter

About

Trees and plants within cities help mitigate air pollution by absorbing carbon dioxide and releasing oxygen. They also act as natural air filters, trapping dust and particulate matter

Authors

Newsletter

Most viewed

Don't Miss

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Reprodução/Ricardo Stuckert

PF detém homem após xingamentos a Lula no RJ

Motorista abordou comboio presidencial e ofendeu…
Jornal O Globo publicou piada sobre “intestino preso” de Bolsonaro como se fosse uma notícia nesta terça (15). Foto: Reprodução

Piada do Globo sobre intestino preso faz bolsonaristas darem chilique

Erro de publicação com texto humorístico…