Olha o INSS ai

Rombo no INSS: Diretora da CGU diz que fez alerta durante governo Bolsonaro

Eliane Viegas Mota afirmou em CPMI que CGU e outros órgãos apontaram irregularidades em 2021, mas medidas não foram adotadas.

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Eliane Viegas Mota, diretora de Auditoria de Previdência da Controladoria-Geral da União (CGU), na CPMI do INSS. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Brasília – 4 de setembro de 2025 – A diretora de Auditoria de Previdência da Controladoria-Geral da União (CGU), Eliane Viegas Mota, declarou nesta quinta-feira (4) que o órgão alertou autoridades ainda em 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro, sobre irregularidades nos descontos de benefícios do INSS.

O depoimento foi dado à CPMI do INSS no Congresso.

Alerta ignorado

Questionada pelo relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), sobre comunicações oficiais da CGU, Eliane confirmou que houve manifestações em atas do Grupo de Trabalho Interinstitucional da Previdência (GTI), com participação também do Ministério Público e da Defensoria Pública da União.
Ela, no entanto, não detalhou quais autoridades foram notificadas, nem de que forma ocorreu o alerta.

Interrupções e tensão na CPMI

Durante a oitiva, o relator insistiu em uma “resposta objetiva” e interrompeu a depoente. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) tentou intervir para acalmar os ânimos, mas a sessão seguiu em tom tenso.

Fraudes conhecidas desde 2019

Em outro momento, Eliane afirmou que o INSS já tinha conhecimento das fraudes desde 2019, mas não tomou providências. O esquema de descontos associativos só ganhou repercussão após denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que recomendou a suspensão dos acordos, sem sucesso.
A fraude foi alvo de uma operação em abril de 2025, quando a Polícia Federal deflagrou ações contra o esquema bilionário.

Assuntos:
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.