Patriotas ocupam a Paulista
Milhares de pessoas ocuparam a avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (21), para protestar contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia a Jair Bolsonaro e aos golpistas do 8 de Janeiro.
Em um dos momentos mais marcantes da mobilização, manifestantes abriram um bandeirão do Brasil, cobrindo parte da avenida, sob gritos de “Sem anistia” e “Congresso sem bandidagem”.
Rejeição à PEC da Blindagem
A PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados na última semana, é criticada por juristas e movimentos sociais por restringir a responsabilização de parlamentares. Chamado de “PEC da Bandidagem” nas ruas, o projeto amplia o foro privilegiado e exige aval das Casas Legislativas para a abertura de processos criminais contra congressistas.
Recado contra a Anistia
Os manifestantes também se posicionaram contra o PL da Anistia, que busca reduzir ou extinguir penas de condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Para os organizadores, a proposta representa impunidade e retrocesso democrático, além de abrir caminho para que Jair Bolsonaro escape de suas condenações.
Mobilização nacional
A concentração na Paulista se soma a protestos em Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belém, formando a maior onda de manifestações populares desde 2016.



