Candidato à reeleição, o vereador Gabriel Aguiar (Psol) foi escolhido por 30.682 eleitores em Fortaleza, capital do Ceará. Entre todos os concorrentes, foi o segundo mais votado, embora tenha sido o único a fazer toda a campanha sem uso de papel.
Ambientalista, Gabriel adotou como estratégia a distribuição de folhas caídas de árvores, contendo seu nome e número escritos à caneta. Em suas redes sociais, o parlamentar comentou a estratégia artesanal em uma cidade com quase dois milhões e meio de habitantes.
”Não foi fácil. Nada fácil. Desafiamos a política tradicional, a máquina de grandes candidaturas, as dificuldades de fazer uma campanha sem santinhos, panfletos e adesivos, e acima de tudo, o desafio de não deixar de acreditar e trabalhar cada segundo dando cada gota de suor por tudo que acreditamos”.
Em entrevista ao jornal O Povo, ele contou por que decidiu não usar panfletos, adesivos e os santinhos. Segundo Gabriel Biologia, como é conhecido por sua graduação e seu mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), a ideia de evitar o uso de materiais que geram lixo já havia sido adotada em sua primeira campanha, em 2020.
“Usamos a bandeira e a nossa voz. A gente quer mostrar para a população, e para os outros políticos, que é possível fazer uma campanha sem gerar muito lixo, muito resíduo. É um material totalmente biodegradável, pode jogar no chão sem problema nenhum, é custo zero e ainda é personalizado. A gente faz de um por um, com muito carinho, então a gente desenha, pinta e muita gente que vem fazer a campanha está também fazendo essas folhinhas com a gente”
Confira um dos vídeos postados pelo vereador nas redes sociais, demonstrando como foi feita a abordagem aos eleitores com o material alternativo.