quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPublicações LegaisSão Paulo São e MegaCities ShortDocs comemoram dez anos

São Paulo São e MegaCities ShortDocs comemoram dez anos

A marca São Paulo São e o Festival MegaCities ShortDocs comemoram uma década de projetos de impacto, promovendo encontros em abril no World Creative Day (WCD) – CCBB do Rio de Janeiro – e em maio no M.I.S. em São Paulo, com a exibição dos melhores curtas-metragens nacionais e internacionais da década, voltados para causas sustentáveis e de impacto social.

A marca e plataforma multimídia São Paulo São foi idealizada em 2015 por Mauricio Machado para conectar cidadãos a suas cidades, estimulando um diálogo sobre soluções para um futuro urbano verde, acolhedor e inclusivo. 

“Poder celebrar os 10 anos da marca São Paulo São, junto com o aniversário do Festival MegaCities ShortDocs, que eu trouxe para o Brasil a convite do professor Carlos Moreno da Paris Sorbonne, representa para mim a celebração e a validação de um propósito e de uma visão”, afirma Maurício Machado. “Esse propósito sempre me impulsionou a conectar pessoas, promover causas cidadãs e buscar soluções criativas para os desafios urbanos, além de uma visão que busca construir cidades mais humanas, resilientes e sustentáveis, e que encontrou no Festival um poderoso aliado”, completa.

O Festival MegaCities ShortDocs, nascido na COP15 de Paris por iniciativa da ONG Métropole du Grand Paris, foi gestado para destacar audiovisuais com iniciativas inspiradoras, focadas em reduzir as causas e os efeitos da crise climática e melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo.

Trata-se de um projeto que estimula e compartilha diferentes ideias – e ideais – para solucionar desafios econômicos, sociais e ambientais vividos em nossas metrópoles no século 21. O festival é promovido há três anos no Brasil pela São Paulo São, em parceria com a ONG Métropole du Grand Paris e a Universidade Paris Sorbonne, e está aberto para realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes (530 no mundo), incluindo as 35 mega cidades, o que engloba 17 brasileiras e também a Grande Paris.

Comemoração dupla e necessária

Focado na exibição de documentários de até quatro minutos – e que apontam caminhos criativos e viáveis para melhorar a vida das pessoas em cidades com mais de um milhão de habitantes – a iniciativa procura inspirar, através do audiovisual, projetos sustentáveis e de impacto social.

Os vídeos, que poderão ser vistos no dia 23 de abril no WCD, no Rio de Janeiro, e no dia 17 de maio no MIS, em São Paulo, vão ao encontro do crescente interesse das pessoas por temas ligados às questões climáticas, suas consequências e a urgência em documentar e disseminar soluções para reduzir os impactos ambientais, econômicos e sociais nas grandes cidades. 

Um case especial

Premiada como case de “city branding” no Festival Internacional Europeu de Minsk, na Bielorrússia, na ocasião de seu lançamento, a marca é parceira oficial do Visite São Paulo (São Paulo Convention & Visitors Bureau) e apoiou a Mostra São Paulo e Fotografia. Promoveu também a Design Week em parceria com o Istituto Europeo de Design e, antes da pandemia, foi parceira do Instituto de Design Público em edições da Feira de Intercâmbio e Criatividade, com o apoio do Hotel Tivoli-Mofarrej e da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo. Produziu uma série de curtas sobre bairros de São Paulo, a partir do conceito “Cidade de 15 Minutos” criado pelo professor e cientista Carlos Moreno da Paris Sorbonne e lançado no Brasil pela marca. Além disso, produziu e exibiu programas especiais na TV Cultura para exibir os melhores curtas nacionais e internacionais das duas edições do Festival MegaCities ShortDocs realizadas em nosso país. 

Parceria de impacto

Além de seus vídeos institucionais, a São Paulo São vai apresentar, no WCD e no M.I.S., alguns dos melhores curtas-metragens globais da década, selecionados pelos jurados do MegaCities ShortDocs. A seleção dos filmes foi feita considerando sua capacidade de ilustrar a complexidade dos desafios urbanos e a universalidade da crise climática.

Ao abordar temas como gestão de resíduos, inclusão social, mudanças climáticas, poluição, desigualdade e revitalização urbana, os filmes oferecem uma visão abrangente dos problemas que afetam as cidades e as diferentes formas de enfrentá-los.

No M.I.S., a São Paulo São vai promover um debate sobre o futuro das cidades com a presença de vereadores da bancada socioambiental da Câmara Municipal de São Paulo.

Em um período em que vivemos a realidade trágica dos eventos extremos climáticos, o WCD no CCBB / Rio e o M.I.S. em São Paulo se tornam palcos ideais para essa comemoração de 10 anos das duas marcas. 

São Paulo São apresenta: Festival MegaCities ShortDocs

Dia 23 de abril, às 14h30, no World Creative Day. Espaço Conceito do Banco do Brasil no Rio de Janeiro: Travessa Tocantins, 1, Centro.
Mais informações: https://wcdrj2025.com.br/

Dia 17 de maio, às 18h. Museu da Imagem e do Som (MIS): Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.
Mais informações: https://mis-sp.org.br/

Oferecimento: Evolve e Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações.
Apoio: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima / TV Cultura / Heineken.
Apoio de mídia: Revista Piauí, Trip, Meio & Mensagem.
Mídia oficial: CicloVivo.

São Paulo São e MegaCities ShortDocs comemoram dez anos | Diário Carioca

Parimatch Cassino online

Relacionadas

Requerimento de Licença – Salmeron Energia Renovavel e Protecao Ao Clima Rio LTDA

Salmeron Energia solicita licença ambiental para operação de picagem de madeira reciclada em Paciência, Rio de Janeiro.

AI-Media Introduz LEXI Voice no NAB Show 2025 – Alcance Global com Tradução de Voz ao Vivo Baseada em IA

Líderes de transmissão estão adotando a inovadora tecnologia de tradução ao vivo, oferecendo precisão, escala e acessibilidade inigualáveis

A Dubai AI Week 2025 irá sediar o maior campeonato de IA generativa do mundo com prêmio de US$ 272 mil

Dubai está pronta para unir o ecossistema mundial de IA e promover sua preparação para o futuro durante uma exploração ousada de como a inteligência artificial está transformando nosso...

Inteligência artificial triunfa na corrida de drones autônoma mais sofisticada do mundo em Abu Dhabi

Drones de inteligência artificial superam os pilotos humanos na série mais sofisticada e desafiadora criada pelo A2RL x DCL Autonomous Drone Championship (Campeonato Autônomo de Drones A2RL x DCL), demonstrando um avanço na inovação do voo autônomoMais de 2.500 espectadores assistem aos melhores pilotos de drones autônomos disputarem um prêmio no valor de US$ 1 milhão em quatro formatos de corrida de última geraçãoMavLab (TU Delft) lidera o campeonato com três vitórias: AI Grand Challenge, AI Drag Race e IA vs Humanos; TII Racing (Technology Innovation Institute, Abu Dhabi) é o vencedor da AI Multi-Autonomous Drone Race

Deixar a declaração do Imposto de Renda para depois pode custar caro

Especialista dá dicas para contribuintes não terem problemas e evitar malha fina

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias