Ações marcam o Dia Mundial da Limpeza na Zona Sul do Rio de Janeiro

Na orla do Leblon, subprefeitura e Comlurb apresentaram o maquinário que é utilizado diariamente para a limpeza das diversas praias da cidade.

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

No Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, celebrado neste sábado (16/09), a subprefeitura da Zona Sul fez ações para remover resíduos plásticos e outros detritos despejados irregularmente no meio ambiente. Os mutirões ocorreram em diferentes pontos da orla, em apoio às ações de voluntários do Clean Up de World.

Na orla, as ações se concentraram na Praia de Copacabana, ao lado da Colônia dos Pescadores do Posto 6 e em frente ao Hotel Hilton Copacabana; na Praia de Ipanema, em frente à Rua Garcia D’Ávila e na Pedra do Arpoador; e na Praia do Leblon, em frente ao quiosque La Carioca Cevicheria.

O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, participou das atividades no Leblon e na Pedra do Arpoador e ressaltou a importância das ações coletivas que envolvem o poder público e a sociedade civil no combate à poluição nos nossos mares e rios.

Na orla do Leblon, subprefeitura e Comlurb apresentaram o maquinário que é utilizado diariamente para a limpeza das diversas praias da cidade. Entre eles, a mini máquina que retira os detritos e devolve a areia limpa ao ambiente, após passar pelo processo de peneiramento. Por possuir dimensões reduzidas, o equipamento pode operar nas proximidades de redes e balizas de esportes praticados na areia, junto a barracas de ambulantes, nos cantos de escadas e em pontos de intenso trânsito de pessoas.

– Precisamos estar unidos para a preservação da biodiversidade dos oceanos, essa é uma responsabilidade de todos, e para alcançarmos nossos objetivos é necessários trabalharmos juntos, com cada um fazendo a sua parte. A conscientização e a educação são imperativas para mudar a triste realidade do grande volume de resíduos que é descartado de forma inadequada – destaca Valle.

O International Coastal Clean Up (ICC), conhecido como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias no Brasil, é uma iniciativa global que há quase três décadas mobiliza voluntários em mais de 150 países para combater um problema crescente e urgente: a poluição dos oceanos e rios por resíduos plásticos.

Na Pedra do Arpoador, voluntários se reuniram para fazer a limpeza da Pedra e do Parque Garota de Ipanema. Segundo Fernanda Cubiaco, uma das adotantes da Pedra do Arpoador, o que não faltou foi disposição para mobilizar os frequentadores da orla:

– Neste dia é importante potencializar a conscientização sobre a importância da luta contra a poluição plástica para preservar nossos oceanos e rios para as futuras gerações. Este trabalho educativo é que vai nos ajudar a fazer as transformações necessárias.

Assuntos:
Compartilhe esta notícia