terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroAlerj aprova pacote anti-crime; entidades alertam que projeto de Bacellar vai ampliar racismo no RJ
Controverso

Alerj aprova pacote anti-crime; entidades alertam que projeto de Bacellar vai ampliar racismo no RJ

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (17) o Pacote de Enfrentamento ao Crime (PEC-RJ), de autoria do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União Brasil), um conjunto de medidas que especialistas e entidades de direitos humanos classificam como “um verdadeiro retrocesso” que aprofundará o racismo estrutural e violará garantias constitucionais. O projeto foi aprovado em discussão única após uma semana de debates truncados e incorporação de apenas 12 das 65 emendas apresentadas.

O pacote — claramente eleitoreiro e alinhado à agenda punitivista — cria um sistema de monitoramento com reconhecimento facial (tecnologia notória por seu viés racial), proíbe visitas íntimas para presos condenados por crimes hediondos, estabelece cobrança de despesas carcerárias e impõe internação mínima de dois anos para adolescentes. A bancada do Psol votou contra, a deputada Dani Balbi (PCdoB) também rejeitou a proposta, e Elika Takimoto (PT) se absteve.

Os quatro pilares da discriminação institucional

  1. Cerco Eletrônico Inteligente (SISCEI/RJ): Usará inteligência artificial e reconhecimento facial para monitorar egressos do sistema prisional. Como alerta a advogada Raiza Palmeira, do Fórum Popular de Segurança Pública (FPOPSEG), a tecnologia traz “riscos de erro e leitura de dados com viés racista, como já ocorreu em investigações que resultaram em perseguição e prisão de pessoas pretas e pardas”.
  2. Fim das visitas íntimas: Condenados por crimes hediondos ou violentos perderão o direito a visitas íntimas — medida que especialistas em sistema prisional condenam, pois aumenta a tensão intramuros e dificulta a reinserção social.
  3. Cobrança por encarceramento: Ex-presidiários com “sinais de ostentação” poderão ser cobrados pelos custos de sua permanência no sistema prisional — uma ironia cruel em um estado onde a maioria da população carcerária é pobre e negra.
  4. Internação mínima para adolescentes: Dois anos de internação compulsória para jovens infratores — um ataque direto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e à Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança.

Críticas: inconstitucionalidade e aprofundamento do racismo

FPOPSEG e a ONG Criola repudiaram veementemente o pacote. As entidades afirmam que a proposta:

  • Viola a Constituição Federal e a Lei de Execuções Penais;
  • Desrespeita tratados internacionais de direitos humanos;
  • Aprofundará o racismo algorítmico e a criminalização da população negra;
  • Ignora evidências de que políticas puramente repressivas aumentam a reincidência.

Daniele Moraes, da Criola, foi direta:

“O PEC-RJ tem viés eleitoreiro e segue apostando em medidas que só alimentam a guerra às drogas, mas oneram o Estado, ceifam vidas, destroem famílias, e não combatem, de fato, o crime”.

A disputa política por trás do projeto

A proposta também reflete a guerra política entre Bacellar e o governador Cláudio Castro (PL). Em julho, Bacellar exonerou o secretário Washington Reis (MDB), aprofundando a crise com o Executivo. O projeto do governo sobre visitas íntimas foi anexado ao texto de Bacellar — uma manobra claramente eleitoral para capitalizar o eleitorado conservador.

Próximos passos: judicialização iminente

Ministério Público Federal já recebeu representações contra a proposta. A expectativa é que a medida seja judicializada imediatamente, com pedidos de suspensão liminar com base em violações a direitos fundamentais e à constitucionalidade.

Enquanto isso, Bacellar celebra uma vitória política às custas dos direitos humanos e do aprofundamento das desigualdades raciais no estado do Rio.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias