quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroBraga Netto reconhece promoção de Rivaldo Barbosa mas nega ter indicado

Braga Netto reconhece promoção de Rivaldo Barbosa mas nega ter indicado

A defesa de Walter Braga Netto, ex-candidato à vice na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, respondeu às acusações sobre seu suposto envolvimento na nomeação de Rivaldo Barbosa como chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em 2018.

Segundo a Polícia Federal (PF), Barbosa é suspeito de planejar o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, crime que chocou o país na época.

De acordo com os advogados de Braga Netto, a indicação de Rivaldo Barbosa para o cargo foi uma decisão puramente administrativa, realizada durante o período em que Braga Netto liderava a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. A defesa enfatiza que a Polícia Civil estava subordinada à Secretaria de Segurança Pública na época, e as nomeações eram de responsabilidade do secretário, que na ocasião era o general Richard Nunes, indicado por Braga Netto.

Nota da defesa do general Braga Netto. Reprodução
Nota da defesa do general Braga Netto. Reprodução

Segundo a defesa, as ações administrativas durante a intervenção eram assinadas pelo interventor federal, que, neste caso, era o governador na área da segurança pública no RJ. Braga Netto foi nomeado interventor pelo então presidente Michel Temer em 2018, e posteriormente ocupou os cargos de ministro da Defesa e da Casa Civil do governo Bolsonaro.

A operação que prendeu Rivaldo Barbosa, o deputado federal Chiquinho Brazão e seu irmão Domingos Brazão foi deflagrada por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). Os três são suspeitos de serem os mandantes do crime. A federalização do caso ocorreu após a delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, apontado como executor dos assassinatos, e agora a investigação está sob responsabilidade do STF, sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias