quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroConferência vai debater propostas para o futuro do Rio de Janeiro
Futuros

Conferência vai debater propostas para o futuro do Rio de Janeiro

Evento reúne representantes de 75 municípios entre os dias 11 e 13 de agosto, na ExpoRio, na Cidade Nova

De 11 a 13 de agosto, a ExpoRio, na Cidade Nova, no Centro do Rio, será palco de um encontro fundamental para o futuro das cidades fluminenses. A 6ª Conferência Estadual das Cidades do Estado do Rio de Janeiro vai reunir representantes de 75 municípios – que realizaram as suas conferências municipais -, movimentos sociais, gestores públicos, universidades, conselhos profissionais e organizações da sociedade civil.

Mais do que um evento, a conferência é um espaço de escuta e construção coletiva. Ela nasce de meses de trabalho feito em cada canto do estado — foram mais de 6.300 pessoas participando das etapas municipais, levantando propostas baseadas em quem vive e sente as cidades no dia a dia. Ao todo, mais de 500 sugestões foram reunidas para ajudar a pensar políticas públicas em áreas como habitação, mobilidade, saneamento, meio ambiente, transformação digital, segurança pública e justiça social.

A programação mistura debate, inspiração e participação. A abertura traz a representante da ONU-Habitat no Brasil, Rayne Ferretti Moraes, com uma palestra sobre cidades mais sustentáveis e inclusivas. Durante os três dias, acontecem painéis temáticos, rodas de conversa, exposições de artesanato local e a construção coletiva das diretrizes que serão levadas à etapa nacional.

Depois de mais de uma década sem acontecer, a Conferência Estadual volta para ocupar o seu lugar: um momento de diálogo aberto e transparente entre sociedade e governo, com foco em melhorar de verdade a vida nas cidades. Também serão eleitos, ao final do encontro, os delegados que representarão o estado na conferência nacional, além dos novos conselheiros do Conselho Estadual das Cidades (CEC-RJ).

“Esta conferência é mais do que um evento, é um chamado à ação. O momento exige coragem política, visão integrada e compromisso com a justiça social para enfrentarmos os desafios das cidades do presente e do futuro”, afirma Douglas Ruas, Secretário de Estado das Cidades e presidente do Conselho Estadual das Cidades.

As inscrições estão abertas até 8 de agosto pelo link: http://www.sympla.com.br/event__3052524

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias