quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroDeputado bolsonarista Alan Lopes usa carro oficial para levar filha à escola
Deus, Pátria e Família, deles

Deputado bolsonarista Alan Lopes usa carro oficial para levar filha à escola

Veículo da Alerj, custeado com dinheiro público, é utilizado para fins pessoais; parlamentar alega razões de segurança

Rio de Janeiro – O deputado estadual Alan Lopes (PL), presidente da Comissão de Educação da Alerj, está no centro de uma polêmica após ser flagrado utilizando um carro oficial para transportar sua filha até a escola no Rio de Janeiro. As informações são da TV Globo.

O veículo, identificado com a placa número 59 e registrado como “Presidente de Comissão”, é um dos dois alugados pelo gabinete do parlamentar, com custos mensais de R$ 12,5 mil, pagos com recursos públicos.

Imagens obtidas mostram o automóvel sendo utilizado para fins particulares, contrariando a legislação que determina o uso exclusivo desses veículos para atividades parlamentares. O deputado justificou a ação alegando motivos de segurança, mencionando relatórios de inteligência da polícia sobre ameaças à sua vida.

Reprodução TV Globo
Reprodução TV Globo

Uso de recursos públicos para fins pessoais

O carro oficial foi filmado no final do mês passado em frente a um colégio na capital fluminense. Durante a gravação, uma mulher questionou o uso do veículo para transportar a filha do deputado. O motorista respondeu de forma ríspida: “Não vou tirar dúvida de ninguém aqui. Sabe por quê? Porque eu não quero. E outra: quem são vocês pra tirar dúvida de vocês?”.

Na sequência, dois homens desceram do carro e começaram a filmar quem registrava a situação. Um deles afirmou: “Bota onde a senhora quiser. Quer filmar aqui? Filma um pouquinho mais. Aqui, ó. Filma aqui, que eu sou autorizado a fazer isso”. O homem foi identificado como João Paulo de Carvalho Monteiro, assessor parlamentar de Alan Lopes, com salário mensal de pouco mais de R$ 3 mil.

Justificativa do deputado

Procurado pela reportagem, Alan Lopes declarou: “Há relatórios de inteligência da polícia sobre ameaças contra a minha vida. Portanto, usarei todos os instrumentos possíveis para garantir a minha defesa e a defesa da minha família”.

Legislação sobre uso de veículos oficiais

A legislação vigente estabelece que veículos oficiais devem ser utilizados exclusivamente para o exercício das funções parlamentares. O uso para fins pessoais, como o transporte de familiares, configura desvio de finalidade e pode resultar em sanções administrativas.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias