terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroEduardo Paes apresenta Plano Estratégico do Rio 2025-2028 ao Conselho da Cidade
Cidade

Eduardo Paes apresenta Plano Estratégico do Rio 2025-2028 ao Conselho da Cidade

Documento vai orientar as ações da administração municipal nos próximos quatro anos. São 88 metas e 134 projetos, divididos em 30 iniciativas

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, apresentaram, neste sábado (02/08), no Velódromo, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, o novo Plano Estratégico 2025-2028 aos integrantes do Conselho da Cidade.

O documento é o principal instrumento de gestão da Prefeitura e orientará as ações da administração municipal nos próximos quatro anos.

Coordenado pela Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados, órgão ligado à Casa Civil, o plano estabelece prioridades, metas, projetos e indicadores, com base em diagnósticos técnicos, escuta social e compromissos políticos assumidos na eleição.

Eduardo Paes - Foto: Bete Santos
Eduardo Paes – Foto: Bete Santos

– Tudo o que foi construído até aqui não é obra de um homem só. É uma construção coletiva. O Plano Estratégico materializa os novos horizontes que a gente precisa conquistar. É uma visão de cidade pautada em desenvolvimento sustentável e pela inovação voltada para o futuro, com desejo de ter um Rio mais justo, inclusivo e feliz – disse o prefeito Eduardo Paes aos conselheiros que participaram do evento.

A nova edição do Plano Estratégico foi construída a partir de cinco eixos temáticos:

    • Civilidade e Segurança: ordenamento urbano, trânsito e segurança pública;

    • Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência: mobilidade, habitação, áreas verdes, espaço público e clima;

    • Longevidade, Equidade e Humanidade: saúde, educação, diversidade, proteção social e esportes;

    • Futuro, Economia e Felicidade: inovação, cultura, turismo, emprego e desenvolvimento econômico;

    • Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança: digitalização, transparência, concessões e parcerias público-privadas.



O plano tem como princípios o equilíbrio fiscal, a inovação na gestão urbana e a eficiência administrativa. É regulamentado pelo artigo 107-A da Lei Orgânica do Município e pelo Decreto Rio nº 55.611/2025. Também se integra à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ao Plano Plurianual (PPA) e à Agenda 2030 da ONU, reforçando o compromisso da cidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Eduardo Paes - Foto: Bete Santos
Eduardo Paes – Foto: Bete Santos

– É o quarto Plano Estratégico do prefeito Eduardo Paes, que marca a identidade desta gestão, com planejamento, meta, acompanhamento de resultados para  a gente ter um rumo e um olhar atento. Os desafios de execução do plano aparecem ao longo da gestão. Mas ter uma bússola, um norte de onde queremos chegar, é fundamental para qualquer governo – ressaltou o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.

No total, são 88 metas e 134 projetos, divididos em 30 iniciativas, até 2028. Alguns projetos já estão em andamento:

    • Implantar a bilhetagem digital (Jaé) em todos os modais públicos municipais e a nova política tarifária de transporte público na cidade.

    • Antecipar o fim das concessões do sistema regular de linhas de ônibus e implantar o novo modelo de concessões com ônibus novos para todas as regiões da cidade.

    • Implantar a Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal até 2026 e empregar 4.200 agentes.

    • Concluir 100% das obras do Anel Viário de Campo Grande,  incluindo a ligação expressa com a Avenida Brasil.

Durante o encontro, os conselheiros conheceram os objetivos do plano. A plataforma Participa.rio teve papel central na escuta pública. Entre janeiro e março de 2025, a enquete “O Rio que você quer” obteve recorde de engajamento, com 14.511 participações, e ajudou a identificar as principais demandas da população.

Eduardo Paes - Foto: Bete Santos
Eduardo Paes – Foto: Bete Santos



O Conselho da Cidade tem papel ativo na construção e no monitoramento do plano. Criado em 2012 e retomado em 2021, o colegiado reúne representantes da sociedade civil e especialistas de diversas áreas, promovendo diálogo entre o poder público e a população.

– Mais uma vez o Rio está saindo na frente. O Plano Estratégico está espetacular. Muito estruturado. Eu fiquei impressionada. É um trabalho fantástico. Estou orgulhosa. Teve a participação de muita gente que pensa o Rio – afirmou a cantora Fernanda Abreu, uma das conselheiras

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias