quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroEduardo Paes busca apoio de evangélicos para reeleição no Rio

Eduardo Paes busca apoio de evangélicos para reeleição no Rio

Rio de Janeiro – Após romper com o Republicanos, partido historicamente ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), busca manter o apoio da denominação evangélica à sua campanha de reeleição.

A igreja perdeu espaço no partido para o grupo político do deputado federal Chiquinho Brazão, que assumiu uma secretaria na prefeitura antes de ser preso por supostamente mandar matar a vereadora Marielle Franco.

Nesse período, Paes cultivou uma relação amistosa com lideranças políticas da Universal, incluindo o ex-prefeito Marcelo Crivella, e incorporou ao PSD um articulador político da igreja.

O que você precisa saber:

  • Rompimento com Republicanos: Mudança na base de apoio político
  • Aliança com Igreja Universal: Filiação do pastor Deangeles Percy ao PSD
  • Conversas Políticas: Diálogos com Crivella e Marcos Pereira para evitar atritos

Inversão de Relações

No núcleo duro de Paes, avalia-se que houve uma inversão na relação com o Republicanos. Antes, ele contava com o apoio da ala política representada por Brazão, pelo prefeito de Belford Roxo, Waguinho, e pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Agora, Paes estreitou relações com a igreja, oferecendo mais estrutura partidária do que a ala religiosa tinha no Republicanos.

Filiação de Pastor

Para garantir esse apoio, Paes filiou ao PSD o pastor Deangeles Percy, um dos coordenadores do Grupo Arimatéia, núcleo político da Universal. Percy, candidato a vereador no Rio em outubro, chegou a se filiar ao PL, partido de Jair Bolsonaro, mas optou pelo PSD após um apelo de Paes. “Estamos caminhando para um lado, e o Republicanos, que hoje é autônomo, para outro. Com certeza o prefeito entendeu que nossa chegada ao PSD seria interessante para sinalizar que governa para todos, inclusive para os evangélicos”, avaliou o pastor.

Apoio da Igreja Universal

Aliados de Paes ainda não têm a dimensão exata do apoio que líderes da Universal darão ao prefeito, mas acreditam que, no mínimo, ele não será alvo de críticas nos templos. Durante a eleição de 2020 contra Marcelo Crivella, bispo da Universal, o pano de fundo religioso foi marcante, com Paes chegando a classificar o adversário como “pai da mentira”.

Estratégias do Republicanos

Após o rompimento com Paes, a direção do Republicanos cogita lançar candidatura própria à prefeitura. Crivella, hoje deputado federal, se coloca à disposição, mas sinaliza com um pacto de não agressão. “O que o partido decidir… eis-me aqui. Mas sem qualquer sentimento de revanchismo contra o prefeito, por quem oro pedindo a Deus que ajude”, disse Crivella.

Conversas Políticas

Paes conversou ao longo da semana com Crivella e com o presidente do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, para evitar atritos após romper com o partido. Outro nome cogitado pelo Republicanos para a prefeitura do Rio é o do ex-deputado e presidenciável Cabo Daciolo, mas a sigla também considera uma aliança com a candidatura de Alexandre Ramagem (PL).

Apoio de Outros Segmentos Evangélicos

Em busca do eleitorado evangélico, Paes tem conquistado o apoio de outros segmentos evangélicos, como a família Ferreira, da Assembleia de Deus em Madureira. Apesar de ligado ao bolsonarismo, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se considera “amigo” do prefeito e não deve atacá-lo durante a campanha.

Estratégia de Ramagem

A campanha de Ramagem aposta na associação com Jair Bolsonaro para atrair o apoio evangélico, segmento que votou majoritariamente no ex-presidente em 2022.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias