Rio de Janeiro – Eduardo Paes lidera com folga a corrida ao governo do Rio de Janeiro, segundo levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (7). Com quase 50% das intenções de voto em dois cenários diferentes, o atual prefeito da capital fluminense abre ampla vantagem sobre os demais concorrentes.
O levantamento, encomendado pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, indica dificuldades da sigla em encontrar um nome competitivo para o Executivo estadual. Cláudio Castro, atual governador, sequer aparece como pré-candidato à reeleição.
Paes avança com quase metade do eleitorado
No primeiro cenário analisado, Paes aparece com 48,9% das intenções de voto. Tarcísio Motta (PSOL), Rodolfo Landim e Rodrigo Bacellar (União Brasil) surgem empatados tecnicamente, com 8,7%, 8,5% e 8,2%, respectivamente.
No segundo cenário, o prefeito aumenta a vantagem e alcança 49,9%. Neste caso, Washington Reis (MDB) marca 9,5%, enquanto Landim e Motta empatam com 8,9% cada.
Portanto, mesmo com variações entre os cenários, a liderança de Paes permanece sólida, indicando consolidação de seu nome na disputa estadual.
PL busca foco no Senado
Sem candidatura forte ao governo, o PL concentra esforços na disputa pelo Senado. O senador Flávio Bolsonaro lidera com 41,7%. Em seguida, aparecem Cláudio Castro com 31,3% e Benedita da Silva (PT) com 27,1%.
Esse cenário reflete uma mudança de estratégia do grupo bolsonarista. Com dificuldades no Executivo, a prioridade se volta para o Legislativo, onde há mais chances de garantir espaço político.
Rodrigo Bacellar não decola
Apesar de ser presidente da Alerj e contar com apoio do governador Cláudio Castro, Rodrigo Bacellar ficou na quarta posição na pesquisa para o governo.
Contudo, ainda há espaço para mudanças. A pesquisa revela que cerca de 20% dos eleitores estão indecisos ou pretendem votar em branco/nulo.
Esse contingente pode ser decisivo caso algum dos concorrentes consiga crescer e se apresentar como alternativa viável.
Entenda: Eduardo Paes e a disputa pelo Governo do RJ
- Eduardo Paes lidera com quase 50% em dois cenários testados.
- A pesquisa foi realizada entre 31 de março e 4 de abril com 1.680 eleitores em 60 municípios.
- A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais.
- O PL, partido de Jair Bolsonaro, não lançou nome competitivo.
- Cláudio Castro aparece apenas na corrida pelo Senado.
- Flávio Bolsonaro lidera a disputa para o Senado com 41,7%.
- Cerca de 20% dos eleitores ainda estão indecisos.