A Comlurb deu um passo importante rumo ao futuro nesta sexta-feira (8). Durante o seminário de Planejamento Estratégico da empresa, que reuniu servidores da companhia, representantes da alta gestão e convidados, o geógrafo Elias Jabbour apresentou uma proposta ousada: ver a Comlurb incluída na Forbes Global 2000, lista que reúne as 2.000 maiores empresas do mundo.
Jabbour enfatizou que a proposta não se trata de vaidade institucional, mas de reconhecer o potencial econômico, estratégico e simbólico da empresa. “A entrada da Comlurb na Forbes Global 2000 serviria como uma poderosa ilustração do papel do Estado na criação de demanda e no fortalecimento de empresas públicas estratégicas. Não há por que pensar pequeno”, afirmou.
Considerada a maior empresa de limpeza urbana da América Latina, a Comlurb é uma sociedade de economia mista subordinada à Prefeitura do Rio de Janeiro, com papel essencial na execução dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos da cidade. Segundo Jabbour, esse perfil oferece uma base sólida para o crescimento da empresa e sua transformação em referência internacional na área de economia circular e gestão de resíduos.
Durante o painel, Jabbour também defendeu a abertura de capital da companhia como uma alternativa para ampliar os recursos destinados a investimentos, sem comprometer seu caráter público. “O modelo de sociedade de economia mista permite atrair capital privado para expansão e modernização, mantendo a empresa sob controle estatal e com foco no interesse coletivo”, destacou.
Outro ponto abordado foi o enorme potencial econômico do setor. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o reaproveitamento de materiais que hoje são descartados pode injetar até R$ 14 bilhões por ano na economia brasileira. “O setor de limpeza urbana não deve ser visto apenas como custo, mas como vetor de desenvolvimento, geração de empregos e inovação ambiental”, afirmou Jabbour.
O seminário teve como objetivo central consolidar uma abordagem estratégica para a Comlurb para os próximos quatro a oito anos, alinhando os rumos da empresa ao atual ciclo de gestão da Prefeitura do Rio. Entre os objetivos específicos, estão o alinhamento das estratégias de longo prazo às diretrizes da alta direção; a proposição de ações e metas com base no diagnóstico institucional, na escuta dos funcionários e no Plano Estratégico de Governo 2025–2028; além de iniciar um processo de transformação organizacional com foco na integração de atividades e pessoas, rompendo a cultura de compartimentalização.