terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroElias Jabbour destaca potencial da Comlurb e apresenta meta ousada para a empresa
Grande Passo

Elias Jabbour destaca potencial da Comlurb e apresenta meta ousada para a empresa

Considerada a maior empresa de limpeza urbana da América Latina, a Comlurb é uma sociedade de economia mista subordinada à Prefeitura do Rio de Janeiro

A Comlurb deu um passo importante rumo ao futuro nesta sexta-feira (8). Durante o seminário de Planejamento Estratégico da empresa, que reuniu servidores da companhia, representantes da alta gestão e convidados, o geógrafo Elias Jabbour apresentou uma proposta ousada: ver a Comlurb incluída na Forbes Global 2000, lista que reúne as 2.000 maiores empresas do mundo.

Jabbour enfatizou que a proposta não se trata de vaidade institucional, mas de reconhecer o potencial econômico, estratégico e simbólico da empresa. “A entrada da Comlurb na Forbes Global 2000 serviria como uma poderosa ilustração do papel do Estado na criação de demanda e no fortalecimento de empresas públicas estratégicas. Não há por que pensar pequeno”, afirmou.

Considerada a maior empresa de limpeza urbana da América Latina, a Comlurb é uma sociedade de economia mista subordinada à Prefeitura do Rio de Janeiro, com papel essencial na execução dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos da cidade. Segundo Jabbour, esse perfil oferece uma base sólida para o crescimento da empresa e sua transformação em referência internacional na área de economia circular e gestão de resíduos.

Durante o painel, Jabbour também defendeu a abertura de capital da companhia como uma alternativa para ampliar os recursos destinados a investimentos, sem comprometer seu caráter público. “O modelo de sociedade de economia mista permite atrair capital privado para expansão e modernização, mantendo a empresa sob controle estatal e com foco no interesse coletivo”, destacou.

Outro ponto abordado foi o enorme potencial econômico do setor. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o reaproveitamento de materiais que hoje são descartados pode injetar até R$ 14 bilhões por ano na economia brasileira. “O setor de limpeza urbana não deve ser visto apenas como custo, mas como vetor de desenvolvimento, geração de empregos e inovação ambiental”, afirmou Jabbour.

O seminário teve como objetivo central consolidar uma abordagem estratégica para a Comlurb para os próximos quatro a oito anos, alinhando os rumos da empresa ao atual ciclo de gestão da Prefeitura do Rio. Entre os objetivos específicos, estão o alinhamento das estratégias de longo prazo às diretrizes da alta direção; a proposição de ações e metas com base no diagnóstico institucional, na escuta dos funcionários e no Plano Estratégico de Governo 2025–2028; além de iniciar um processo de transformação organizacional com foco na integração de atividades e pessoas, rompendo a cultura de compartimentalização.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias