Estação Carioca inicia venda exclusiva de cartões especiais do MetrôRio para o réveillon 2023 

Concessionária orienta que os clientes se planejem para comprar os cartões com antecedência

Redacao
Por Redacao
5 Min Read

A partir desta segunda-feira (26/12), o MetrôRio realiza a venda exclusiva de cartões especiais para o réveillon 2023 na bilheteria especial da estação Carioca/Centro, das 10h às 21h. Só poderão embarcar no sistema na noite do dia 31 os passageiros que tiverem o cartão especial do metrô. As vendas serão encerradas às 19h do dia 31 ou antes, caso se esgotem os cartões.   

A compra dos bilhetes especiais pode ser efetuada em dinheiro ou em cartões de crédito e débito nos guichês sinalizados. Cada cliente tem o limite de compra de até 10 cartões. O cartão de ida e volta será vendido por R$ 13. Já os cartões somente de ida ou de volta custarão R$ 6,50, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Os bilhetes poderão ser usados apenas durante a noite de réveillon, não havendo reembolso depois.   

Alguns horários específicos já estão com os bilhetes especiais quase esgotados. Até a tarde de sexta-feira (23/12), mais de 24 mil cartões já haviam sido vendidos para o réveillon 2023, o que corresponde a 15% do total disponível. A faixa de horário das 21h às 22h está entre as mais procuradas, seguida por 20h às 21h. Por isso, a recomendação da concessionária é que os clientes se planejem para comprar os cartões com antecedência já que os bilhetes especiais podem acabar rapidamente. 

Em sua 23ª edição, a operação especial de réveillon do MetrôRio garante o deslocamento de forma rápida e segura para quem vai à festa de virada de ano na Praia de Copacabana. Neste ano, a concessionária disponibilizou 158 mil cartões para quem vai curtir o Ano Novo em Copacabana.  

Para a ida, os clientes poderão escolher cinco faixas de horário: 19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h; 22h às 23h; e 23h à meia-noite, no ato da compra. O embarque para ir ao evento poderá ser realizado em todas as estações, com exceção de Cardeal Arcoverde. Já na volta, o embarque acontece sem horário fixo, da meia-noite até as 5h do dia 01/01, e poderá ocorrer apenas em Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. As demais estações estarão abertas somente para desembarque. A concessionária recomenda que os clientes deem preferência à estação Siqueira Campos/Copacabana, para reduzir filas na ida e na volta da festa.    

Divulgação/MetrôRio
Divulgação/MetrôRio

No dia 31/12, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte) nem pagamento por aproximação (NFC). Ou seja, esses cartões poderão ser utilizados somente até as 18h59. Eles voltarão a valer a partir das 5h do dia 01/01, com embarque apenas nas estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A partir das 7h do dia 01/01, o metrô inicia o funcionamento no horário regular de feriado, das 7h às 23h. 

A venda começou no dia 12 de dezembro, em quatro estações: Pavuna, Central/Centro, Carioca/Centro e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. No dia 26/12, a venda dos bilhetes passa a se concentrar na estação Carioca/Centro.   

Gratuidades 

Pessoas com deficiência (PCD), menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar nas catracas um documento oficial comprobatório para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Quem tiver dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.    

Operação especial de réveillon 

O MetrôRio montou uma operação especial de réveillon que começa das 19h do dia 31/12 às 5h de 01/01.  Nesse período, o cliente só utiliza o sistema usando o cartão especial. A partir das 7h do dia 01/01, o metrô inicia o funcionamento no horário regular de feriado, das 7h às 23h. Para a operação especial, a concessionária reforçará o quadro de funcionários no sistema metroviário e contará com orientadores de fluxo, para prestarem informações à população. Além disso, terá apoio da Polícia Militar e vigilância permanente

Compartilhe esta notícia