quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroRio: passageiros enfrentam filas de até 5 horas para emitir cartão Jaé
Um Caos

Rio: passageiros enfrentam filas de até 5 horas para emitir cartão Jaé

RIO DE JANEIRO — 17 de junho de 2025 – No Rio de Janeiro, passageiros enfrentam longas esperas para emitir o cartão Jaé, sistema municipal de bilhetagem que começará a substituir o Bilhete Único em breve. Na tarde desta terça-feira, dezenas de pessoas foram registradas aguardando atendimento no posto do Estácio, região central da cidade, com relatos de espera que chegaram a cinco horas. as informações são da TV Globo.

O prazo para os passageiros que têm direito à gratuidade retirarem os cartões se encerra em 5 de julho, o que aumenta a pressão sobre os pontos de atendimento. A Prefeitura do Rio confirmou que a transição para o uso obrigatório do Jaé começará com os beneficiários da gratuidade em julho, estendendo-se a todos os usuários a partir de 2 de agosto.

Integração entre sistemas ainda é uma incógnita

Enquanto isso, as negociações entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio seguem sem definição quanto à integração do sistema Jaé com o sistema estadual, usado no metrô e em outros modais.

A Secretaria Estadual de Transportes informou que ainda busca uma solução técnica para permitir o uso do Jaé no sistema estadual, sem prazo para início da integração. O MetrôRio reforçou que aguarda orientações do governo estadual para implementar o sistema municipal de bilhetagem, mantendo os validadores do Riocard ativos durante o processo.

Passageiros terão que carregar dois cartões

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o metrô se comprometeu a instalar validadores do Jaé em suas estações, mas, até a completa integração, usuários que dependem dos modais estadual e municipal precisarão utilizar dois cartões distintos.

A Prefeitura esclareceu que o Bilhete Único Intermunicipal continuará válido nos modais estaduais e municipais, e os créditos armazenados no Riocard não serão transferidos para o Jaé. “Não vai ser transferido, e a gente não tem nenhuma previsão. São sistemas de bilhetagem apartados”, afirmou Maína Celidonio durante coletiva que detalhou o processo de transição.

Impactos para o usuário e desafios à vista

A implementação do cartão Jaé pretende unificar a bilhetagem municipal, mas a falta de integração com o sistema estadual ameaça aumentar a burocracia e o transtorno para os usuários, que deverão gerenciar dois cartões e prazos diferentes.

A demora no atendimento para emissão do Jaé e as incertezas sobre o futuro da integração técnica refletem desafios estruturais no transporte público carioca, que já convive com dificuldades crônicas.

Para acompanhar a transição e evitar transtornos, o Diário Carioca recomenda que os passageiros busquem antecipar a emissão do cartão Jaé e fiquem atentos aos comunicados oficiais da Prefeitura.


O Carioca Esclarece

O cartão Jaé é o novo sistema de bilhetagem municipal do Rio de Janeiro, que substituirá gradativamente o Bilhete Único para os modais da cidade. A integração técnica com o sistema estadual, responsável pelo metrô e linhas intermunicipais, ainda está pendente, criando a necessidade temporária de dois cartões distintos.


FAQ

Qual o prazo para retirar o cartão Jaé com gratuidade?
O prazo para retirada do cartão Jaé por passageiros com gratuidade termina em 5 de julho de 2025.

Os créditos do Riocard serão transferidos para o Jaé?
Não. Os sistemas são separados e não há previsão para transferência de créditos entre eles.

O que acontece com quem usa metrô e ônibus municipais?
Até a integração, será necessário utilizar dois cartões distintos: o Jaé para ônibus municipais e o Riocard para o metrô e modais estaduais.


Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias