terça-feira, setembro 23, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroFurto de cabos deixa Centro sem luz e Santa Casa depende de gerador para manter os atendimentos 

Furto de cabos deixa Centro sem luz e Santa Casa depende de gerador para manter os atendimentos 

A Light identificou dois casos de furtos de energia em menos de 24 horas, que causaram interrupção no fornecimento de energia na região central do Rio e na Zona Sul. Na última terça-feira (10/12), o furto de cabos subterrâneos de baixa tensão impactou o serviço de energia elétrica em trechos do Centro da cidade. Técnicos da Light encontraram uma escada de madeira, utilizada pelos criminosos para cortar e furtar os cabos, no interior de uma câmara subterrânea da empresa.

Como parte das medidas emergenciais para garantir o fornecimento de energia no Centro, foi necessária a instalação de um gerador para atender à Santa Casa de Misericórdia. O equipamento foi instalado na terça-feira (10/12) e retirado ontem (12/12), após a conclusão do reparo na rede.

O mesmo crime foi constatado no bairro do Leme, onde alguns clientes estão sendo atendidos por geradores até que a reposição dos cabos seja concluída.

O gerente de Operação e Manutenção das Redes Subterrâneas, Leonardo Bersot, destaca que as ações criminosas não apenas comprometem a eficiência do fornecimento de energia, mas também exigem esforços significativos e adicionais das equipes técnicas para restabelecer a rede de forma segura e rápida.

“A reconstrução da rede após o furto de cabos é um trabalho de alta complexidade, que envolve não apenas a reposição do material, mas também ajustes técnicos para garantir a segurança e a qualidade do fornecimento de energia”, destacou.

Até o momento, a equipe da Light já contabilizou aproximadamente 6 km de cabos furtados – sendo 3 km no Centro e 3 km no Leme. A equipe técnica segue trabalhando para mensurar o total de cabos levados e registrar o ocorrido.

Furto de cabos em 2024

De janeiro a novembro de 2024, a Light registrou 317 casos de furto de cabos, resultando em um prejuízo superior a R$ 7 milhões e na perda de cerca de 45 mil metros de cabos. Em 2023, foram contabilizadas 373 ocorrências, o que gerou um custo de quase R$ 4 milhões para a recomposição da rede elétrica.

O Centro lidera o ranking dos bairros com maior incidência de furtos, somando 72 ocorrências. Na sequência, aparecem Copacabana, com 63 casos, e Leblon, com 56 registros. Outras regiões afetadas incluem Ipanema, Tijuca, Barra da Tijuca, Laranjeiras, Campo Grande e Flamengo.

Ações de combate aos furtos

Para mitigar o problema, a Light vem intensificando ações de combate aos furtos. Entre as iniciativas, destacam-se:

– Rondas do PROEIS em áreas com maior reincidência de furtos;
– Substituição de cabos de cobre por alumínio, que possui menor valor comercial;
– Instalação de proteções mecânicas, como tubulação de aço galvanizado e concretagem, em pontos vulneráveis da rede subterrânea.

A concessionária reafirma seu compromisso com a segurança e a continuidade do fornecimento de energia para seus clientes, apesar dos desafios impostos pelos furtos recorrentes, mas também conta com o apoio da população para denunciar qualquer atividade suspeita que possa comprometer o funcionamento da rede elétrica e da segurança pública para preservar os equipamentos.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias