Light é multada em mais de R$ 2 milhões por serviço ruim no Rio de Janeiro

Em razão das interrupções do serviço de fornecimento de energia elétrica em vários bairros do município do Rio de Janeiro, que teria ocorrido devido ao vendaval que acometeu a cidade e durou mais de 40 horas em algumas regiões

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

Em razão das interrupções do serviço de fornecimento de energia elétrica em vários bairros do município do Rio de Janeiro, que teria ocorrido devido ao vendaval que acometeu a cidade e durou mais de 40 horas em algumas regiões, no dia 21 de setembro de 2021, e a tempestade no dia 12 de dezembro de 2021, que também interrompeu o serviço por quase 48 horas, o Procon Carioca notificou e depois multou a  LIGHT Serviços de Eletricidade S/A.  

À época do ocorrido, o Instituto enviou notificação à empresa, a fim de apurar eventual infração prevista no Código de Defesa do Consumidor – CDC, em razão das interrupções do serviço.  Nesse sentido, O PROCON CARIOCA requereu esclarecimentos e o cumprimento integral da notificação, com as devidas comprovações, no prazo de 10 dias, sob pena de multa. 

Dentre os questionamentos, a Light deveria informar quais foram os bairros afetados pela interrupção e quantos consumidores foram afetados, qual foi a causa da interrupção, por quanto tempo os consumidores ficaram sem energia, qual foi o procedimento para retomar o fornecimento de energia dos consumidores. 

Também foi questionado se a empresa tem plano de contingência, como funciona e sobre a reparação dos danos eventualmente causados. A empresa apresentou respostas e esclarecimentos em duas oportunidades. Entretanto, as justificativas, desacompanhadas de documentos, foram incapazes de invalidar a constatação da fiscalização do Procon.

O Procon Carioca adota as providências cabíveis, na forma da lei, visando garantir a proteção e defesa dos direitos dos consumidores. Dessa forma, fixou a pena no valor de R$ 2.015.533,33 (dois milhões, quinze mil, quinhentos e trinta e três reais e trinta e três centavos). 

Para Ana Clara Loyola Duran, gerente de processo do Procon Carioca, o instituto atua em atenção à proteção e defesa dos direitos dos consumidores.

“O instituto está sempre atento às necessidades do consumidor e, em especial, aos direitos básicos, como o fornecimento adequado de energia elétrica do qual todos nós dependemos em nosso dia a dia”, ressalta ela

Assuntos:
Compartilhe esta notícia