quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroNovas centrais de monitoramento com câmeras trarão mais benefícios para a segurança dos turistas

Novas centrais de monitoramento com câmeras trarão mais benefícios para a segurança dos turistas

A segurança do Rio de Janeiro ganhará um reforço significativo com a inauguração das centrais de monitoramento e obras de melhorias nas salas de operações dos batalhões da Polícia Militar do Leblon e de Copacabana. A ação trará benefícios para a segurança dos turistas e maior tranquilidade para os hotéis cariocas durante a alta temporada. A ação é parte do convênio entre Fecomércio RJ, Orla Rio, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Sindicato de Restaurantes, Bares e Alimentação do Município (SindRio) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RJ).

A nova sala de monitoramento do 23º BPM, no Leblon, foi inaugurada nessa sexta-feira, dia 20. Já a central do 19º BPM, em Copacabana, será entregue no próximo dia 27. As instalações passam a contar com equipamentos de última geração nas duas unidades, que recebem imagens das câmeras instaladas em quiosques, bares, restaurantes e hotéis da orla da Zona Sul pelas empresas Gabriel e Portal UMAIS – Rio Alerta.

Essa estrutura de monitoramento dará agilidade e eficiência às ações das forças policiais, ampliando a segurança pública para moradores e turistas. Na Argentina, por exemplo, já vem repercutindo, com a publicação, pelo jornal La Nación, de uma matéria sobre as praias brasileiras que mais atraem os argentinos e destacou como ponto relevante o monitoramento da orla.

Para Alfredo Lopes, presidente do Conselho da ABIH-RJ, o monitoramento por câmeras marca um avanço significativo na melhoria da segurança da orla, um dos maiores desafios para o turismo na cidade. “Esse suporte tecnológico para as polícias é vital, tanto na prevenção quanto na solução de crimes. Começa na praia de Copacabana e depois vai até o pontal”. Ele espera que a iniciativa também chegue à Barra da Tijuca.

De outubro a dezembro, foram concluídas as instalações de 390 câmeras nos 11 postos de salvamento, 56 quiosques, 22 hotéis e 28 restaurantes do Leme ao Leblon. O monitoramento integrado dos equipamentos instalados viabiliza que os batalhões da PM acompanhem o que acontece na região de forma mais estratégica.

A Sala de Crise e o Centro de Comando e Controle do 23º BPM também terão acesso, em tempo real, às imagens das câmeras corporais dos policiais de serviço em toda área de policiamento do batalhão do Leblon, visando o monitoramento e controle do efetivo policial por meio do GPS existente nas COPs, facilitando o deslocamento dos agentes em caso de acionamento dos militares, reduzindo o tempo de espera em casos de emergência.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias