A segurança do Rio de Janeiro ganhará um reforço significativo com a inauguração das centrais de monitoramento e obras de melhorias nas salas de operações dos batalhões da Polícia Militar do Leblon e de Copacabana. A ação trará benefícios para a segurança dos turistas e maior tranquilidade para os hotéis cariocas durante a alta temporada. A ação é parte do convênio entre Fecomércio RJ, Orla Rio, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Sindicato de Restaurantes, Bares e Alimentação do Município (SindRio) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RJ).
A nova sala de monitoramento do 23º BPM, no Leblon, foi inaugurada nessa sexta-feira, dia 20. Já a central do 19º BPM, em Copacabana, será entregue no próximo dia 27. As instalações passam a contar com equipamentos de última geração nas duas unidades, que recebem imagens das câmeras instaladas em quiosques, bares, restaurantes e hotéis da orla da Zona Sul pelas empresas Gabriel e Portal UMAIS – Rio Alerta.
Essa estrutura de monitoramento dará agilidade e eficiência às ações das forças policiais, ampliando a segurança pública para moradores e turistas. Na Argentina, por exemplo, já vem repercutindo, com a publicação, pelo jornal La Nación, de uma matéria sobre as praias brasileiras que mais atraem os argentinos e destacou como ponto relevante o monitoramento da orla.
Para Alfredo Lopes, presidente do Conselho da ABIH-RJ, o monitoramento por câmeras marca um avanço significativo na melhoria da segurança da orla, um dos maiores desafios para o turismo na cidade. “Esse suporte tecnológico para as polícias é vital, tanto na prevenção quanto na solução de crimes. Começa na praia de Copacabana e depois vai até o pontal”. Ele espera que a iniciativa também chegue à Barra da Tijuca.
De outubro a dezembro, foram concluídas as instalações de 390 câmeras nos 11 postos de salvamento, 56 quiosques, 22 hotéis e 28 restaurantes do Leme ao Leblon. O monitoramento integrado dos equipamentos instalados viabiliza que os batalhões da PM acompanhem o que acontece na região de forma mais estratégica.
- Prefeitura proíbe festas e eventos na orla do Rio de Janeiro
- Cidades de três estados usam aplicativo para monitorar covid-19
- Rio de Janeiro lança serviço de monitoramento online de casos de coronavírus
- Programa Silvio Santos exibe ‘Qual é a Música’, ‘Hot Hot Hot’ e mais neste domingo
- Preços de hospedagem disparam no Rio durante o Rock in Rio
A Sala de Crise e o Centro de Comando e Controle do 23º BPM também terão acesso, em tempo real, às imagens das câmeras corporais dos policiais de serviço em toda área de policiamento do batalhão do Leblon, visando o monitoramento e controle do efetivo policial por meio do GPS existente nas COPs, facilitando o deslocamento dos agentes em caso de acionamento dos militares, reduzindo o tempo de espera em casos de emergência.