Caos

Operação da PM fecha Avenida Brasil e causa tiroteio

Cinco bandidos presos e armas apreendidas na Zona Norte do Rio

Operação da PM no Complexo de Israel chegou a fechar a Avenida Brasil — Foto: Reprodução/ TV Globo
Operação da PM no Complexo de Israel chegou a fechar a Avenida Brasil — Foto: Reprodução/ TV Globo

Rio de Janeiro – Uma operação da Polícia Militar em Cordovil, no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio, fechou a Avenida Brasil ao menos duas vezes na manhã desta segunda-feira (22).

A via já foi reaberta. Houve registro de tiroteio na região, e motoristas tiveram que sair dos carros e se proteger do confronto. Cinco bandidos foram presos e armas foram apreendidas.


O que você precisa saber

1. Fechamento da Avenida Brasil: A Polícia Militar fechou a Avenida Brasil duas vezes durante a manhã devido a uma operação no Complexo de Israel, em Cordovil.

2. Tiroteio na região: Houve tiroteio na área, forçando motoristas a saírem dos carros e se protegerem no chão.

3. Prisões e apreensões: Cinco bandidos foram presos, e a polícia apreendeu um fuzil, duas pistolas, uma granada e um rádio transmissor.

4. Impacto nos serviços: A operação afetou a circulação de trens e o funcionamento de unidades de saúde no bairro.


Detalhes da Operação

Ação da Polícia Militar

Por volta das 7h20, o Globocop flagrou policiais revistando motoristas na via expressa. Dois criminosos armados foram vistos segurando fuzis na entrada de Cordovil, a menos de 150 metros da Avenida Brasil. A tenente-coronel Cláudia Moraes, porta-voz da Polícia Militar, afirmou: “As retenções que aconteceram em alguns momentos na Avenida Brasil foram medidas de segurança. Porque temos, na avenida, tanto os policiais do BPVE quanto do Recom. E é necessário fazer o bloqueio da via para evitar que as pessoas fiquem na linha de tiro. A atuação dos criminosos é usar de todas as estratégias para evitar a ação da Polícia Militar”.

Impacto nos Serviços

Interrupção de Trens e Unidades de Saúde

A Supervia teve que interromper a circulação dos trens em parte do ramal Saracuruna. Seis estações fecharam entre Vigário Geral e a Penha Circular, com intervalos na circulação chegando a 50 minutos. Além disso, unidades de saúde do bairro interromperam os atendimentos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Centro Municipal de Saúde José Breves dos Santos e as Clínicas da Família Nilda Campos e Heitor dos Prazeres suspenderam o funcionamento na manhã desta segunda.

Unidades de Saúde em Funcionamento

A SMS informou que o Centro Municipal de Saúde Iraci Lopes e a Clínica da Família Eidimir Thiago de Souza mantêm o atendimento à população, embora as atividades externas, como visitas domiciliares, estejam suspensas.

Contexto da Violência

Conflito Entre Facções

Nos últimos dias, a situação está tensa na região de Cordovil e Brás de Pina. Criminosos do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP) estão disputando a localidade a bala. No sábado (20), um morador foi baleado durante um confronto entre os traficantes.