A Operação Ponto Final, que tem como objetivo verificar as condições de segurança, climatização e acessibilidade dos ônibus que circulam pela Baixada Fluminense e pela capital, foi realizada na noite desta quinta-feira (13/11). A força-tarefa, liderada pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e pelo Procon Estadual (Procon-RJ), em parceria com o Detro-RJ e o Detran-RJ, resultou na interdição de 20 coletivos.
Em Nova Iguaçu, nove ônibus foram interditados nas garagens da Evanil Transportes e Turismo e da Viação Novanil. Entre as principais irregularidades encontradas estavam pneus carecas; falhas no funcionamento da plataforma de acessibilidade, comprometendo o transporte adequado de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; falta de climatização; falhas em dispositivos de segurança e de condução; além da má conservação da frota.
Já na Ilha do Governador, outros oito coletivos da Transportes Paranapuan foram interditados pelas mesmas irregularidades.
As equipes retornaram às garagens das empresas na manhã desta sexta-feira (14/11) para verificar se as determinações e interdições estavam sendo cumpridas. Os fiscais também atuaram no Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu, onde outros três coletivos foram interditados.
De acordo com o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, a ação integra um conjunto de medidas voltadas à proteção do consumidor e à segurança no transporte público, garantindo que os veículos atendam às normas de qualidade e manutenção.
Mais Notícias
— O transporte público é um serviço essencial e precisa oferecer condições seguras e dignas para todos os passageiros. A atuação conjunta dos órgãos garante o cumprimento da lei e reforça nosso compromisso com a defesa do consumidor fluminense — destacou o secretário.
As operações de fiscalização continuarão em outras regiões do estado, com foco em empresas que apresentem histórico de reclamações ou indícios de irregularidades.
Consumidores que desejarem registrar reclamações ou denúncias podem entrar em contato pelos canais de atendimento do Fala Consumidor (SEDCON) e do Procon-RJ.
Mais Notícias
- Estátua de santa no CE supera Cristo Redentor e atrai multidão
- Vereadora do Psol recebe proteção após ameaças no Rio
- No Dia do Ambulante, discussão sobre trabalho informal ganha força após audiência na Câmara do Rio
- Vereador constata deficiências no Hospital Lourenço Jorge
- Rio realiza nova operação contra CV e prende vereador do Republicanos



