quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaPaes oferece Rio para sediar Brics e ser 'back up' da COP30

Paes oferece Rio para sediar Brics e ser ‘back up’ da COP30

Com o entusiasmo de quem celebra o potencial do Rio para grandes eventos, o prefeito reeleito, Eduardo Paes, não escondeu o desejo de trazer mais uma cúpula internacional à cidade: o Brics.

“Vamos receber com muita honra e prazer a reunião dos Brics aqui também. Eu sei que essa não é uma decisão tomada ainda mas já fica aqui a oferta”, declarou ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante a cerimônia de entrega do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) ao governo federal para o encontro do G20 que acontece nos próximos dias 18 e 19 de novembro.

A ideia é que o Rio de Janeiro sedie o encontro dos Brics, presidido pelo Brasil em 2025, além de servir como “back up” para a COP30, prevista para Belém no próximo ano.

Paes acredita que a cidade está preparada para sediar o encontro dos Brics, destacando o histórico do Rio com eventos de alta visibilidade, como o Rock in Rio e as Olimpíadas de 2016.

Durante o evento que contou também com a presença da primeira-dama Janja Lula, o prefeito reafirmou seu compromisso com o posicionamento da cidade como um polo de turismo e diplomacia, enfatizando que grandes eventos são parte fundamental de sua estratégia de gestão.

COP30

Paes oferece Rio para sediar Brics e ser 'back up' da COP30 | Diário Carioca
Ao fundo, a primeira-dama Janja Lula, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes – Foto: Paulo Monteiro / Diário Carioca

O prefeito do Rio também defendeu o papel da cidade como uma possível “back up” para a COP30, reforçando a proposta de apoio ao evento previsto para Belém, no Pará.

“Vamos funcionar como ‘back up’ para a reunião da COP em Belém. A gente entende que o Rio tem um papel a cumprir”, afirmou, reiterando que o Rio tem estrutura consolidada para suportar um evento dessa magnitude.

Enquanto Belém, escolhida para sediar a COP30 devido à representatividade da Amazônia, é reconhecida pela entrada na maior floresta tropical do mundo, dúvidas sobre a logística da cidade têm suscitado propostas alternativas.

A capital paraense prevê a modernização da rede hoteleira e até acomodações em navios para atender ao público da conferência, que deve atrair cerca de 70 mil pessoas, mas enfrenta limitações como disponibilidade de acomodações e questões de infraestrutura para transporte e segurança.

Apoio federal e expectativa de Paes

A ofensiva do Rio, que já sediará a cúpula do G20 em novembro, coincide com o apoio federal, aumentando as chances da cidade acolher uma parte da programação da COP30, caso necessário.

Paes aposta que a tradição carioca em sediar eventos é um diferencial, argumentando que, com a sua infraestrutura e rede hoteleira, o Rio poderia complementar o evento amazônico, caso Belém não seja capaz de absorver toda a demanda.

Enquanto isso, a cidade permanece no aguardo de uma definição sobre a cúpula dos Brics, cuja decisão final dependerá do governo federal. Para Paes, a visão é clara: “O Rio gosta e tem muito orgulho de cumprir com esse papel de uma cidade que representa e mostra as belezas do nosso país para o mundo”.

Parimatch Cassino online
André Luiz
André Luizhttps://www.diariocarioca.com/
Formado em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida, André Silva atuou em mídias como SZRD, Mais Carnaval, O Fluminense e Instituto Mulheres Jornalistas.

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias