terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroPesquisa Genial/Quaest: Eduardo Paes lidera corrida pelo governo do Rio de Janeiro
Corrida Eleitoral

Pesquisa Genial/Quaest: Eduardo Paes lidera corrida pelo governo do Rio de Janeiro

A corrida pelo Palácio Guanabara em 2026 começa com ampla vantagem para Eduardo Paes (PSD). É o que aponta a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (22), que entrevistou 1.404 eleitores fluminenses entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário estimulado de primeiro turno, Paes aparece com 35% das intenções de voto, enquanto Rodrigo Bacellar (PL) surge em segundo com apenas 9%. Logo atrás estão Washington Reis (MDB) com 5%, Monica Benicio (PSOL) com 4% e Ítalo Marsili (Novo) com 2%. Entre os entrevistados, 15% se declararam indecisos e 30% pretendem votar em branco, nulo ou não comparecer às urnas.

Desempenho por gênero

Paes mantém estabilidade entre homens e mulheres, com 35% em ambos os grupos. Bacellar se sai melhor entre os homens (15%) do que entre as mulheres (5%). Entre elas, a taxa de indecisos chega a 20%.

Idade e escolaridade

O prefeito lidera em todas as faixas etárias, com melhor desempenho entre eleitores com 51 anos ou mais (39%). Entre jovens de 16 a 30 anos, Paes registra 31%. Bacellar mantém índices estáveis de 9% a 10% em todas as idades.

Na escolaridade, Paes se destaca entre quem tem ensino superior (38%) e também entre aqueles com fundamental completo (37%). Bacellar tem maior fôlego entre eleitores de ensino médio (11%). Monica Benicio atinge 5% entre os que possuem ensino superior.

Renda e religião

O atual prefeito lidera todas as faixas de renda: 34% entre quem ganha até dois salários mínimos, 36% entre dois e cinco salários, e 36% entre mais de cinco salários. Bacellar varia entre 8% e 11%, enquanto Washington Reis atinge 6% no grupo de menor renda.

A divisão por religião mostra Paes com 44% entre católicos, contra 28% entre evangélicos. Bacellar aparece mais forte entre evangélicos (13%). Os demais candidatos não passam de 6% em ambos os recortes.

Avaliação do governo Cláudio Castro

A pesquisa também avaliou a popularidade do governador Cláudio Castro (PL) e a percepção da população sobre serviços públicos. Agora, 43% aprovam a gestão, contra 41% que desaprovam, dentro da margem de erro. A fatia que não soube ou não respondeu subiu de 10% para 16%.

Entre as áreas mais críticas, segurança pública lidera com 60% de avaliação negativa, seguida por saúde (45%), emprego e renda (36%) e educação (39%). Infraestrutura, mobilidade e transporte público apresentam avaliações mais equilibradas, enquanto políticas sociais registram empate técnico entre avaliação negativa e regular (40% cada).

Parimatch Cassino online
Helena Duarte
Helena Duartehttps://www.diariocarioca.com/
Jornalista especializada em política e economia nacional e internacional

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias