Historia

Projeto executivo inicia preservação do Pavilhão 1 da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Divulgação

Projeto executivo vai viabilizar futuras obras emergenciais no Pavilhão 1, edifício  do Núcleo Histórico da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá. A iniciativa, contemplada pelo edital Reviver Memórias, busca frear o processo de arruinamento e preservar um dos marcos do patrimônio cultural do bairro, que integra  corredor turístico e cultural.

Conjuntos arquitetônicos e monumentos históricos preservados desempenham papel fundamental na transformação urbana e na construção de identidades locais. É nessa perspectiva que surge o projeto “Colônia Juliano Moreira: do hospício ao território de memórias”, contemplado pelo edital Reviver Memórias da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

O objetivo é elaborar o projeto executivo de preservação do Pavilhão 1, edifício construído no início do século XX e hoje em estado crítico de deterioração, para viabilizar futuras obras de escoramento e cobertura preventiva.

A iniciativa busca conter o processo de arruinamento, garantir a segurança da estrutura e permitir o acesso público seguro às áreas internas, evitando o colapso de um dos bens mais simbólicos do Núcleo Histórico da Colônia Juliano Moreira.

Projeto executivo inicia preservação do Pavilhão 1 da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá
Divulgação

Tombado pelo Estado do Rio de Janeiro em 1990, o núcleo reúne patrimônios como o aqueduto do século XVIII, a antiga sede da Fazenda Engenho Novo, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e sete pavilhões erguidos na década de 1920, quando a região abrigou a Colônia de Psicopatas Homens de Jacarepaguá — mais tarde conhecida como Colônia Juliano Moreira, onde viveu o artista Bispo do Rosario. Em 2024, ano do centenário da instituição, a área foi reconhecida como corredor turístico e cultural pelo Projeto de Lei 2281/2023.

Para este projeto, a Pacová Criativa se une a outros profissionais comprometidos com a preservação do Núcleo Histórico da CJM, conjunto de grande relevância para a memória do território e para o bairro de Jacarepaguá. Além da elaboração e entrega do projeto executivo — prevista para janeiro de 2026 —, o cronograma inclui limpeza do entorno, levantamento de dados técnicos e um seminário público para apresentar os resultados à comunidade e às autoridades. A iniciativa pretende atrair novos investimentos para a preservação do conjunto arquitetônico e reafirmar a importância histórica e cultural da região.

Projeto executivo inicia preservação do Pavilhão 1 da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá
Dvulgação

Serviço:

Projeto: “Colônia Juliano Moreira: do hospício ao território de memórias”
Ação: Elaboração de projeto executivo para preservação do Pavilhão 1 (Núcleo Histórico da Colônia Juliano Moreira).
Local: Colônia Juliano Moreira — Jacarepaguá, Rio de Janeiro (RJ)
Cronograma:

  • Outubro de 2025: Limpeza do entorno, cercamento e início dos levantamentos técnicos;
  • Novembro e Dezembro de 2025: Estudos, análises e elaboração do projeto executivo;
  • Janeiro de 2026: Entrega do projeto executivo, seminário público e lançamento da publicação com pesquisa e imagens.

Coordenação: Pacová Criativa 

Rede social: Instagram @coloniajulianomoreira

Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.