Réveillon 2024: Rio de Janeiro lança Caderno de Encargos para realização do Ano Novo

Cidade promete festa inovadora, diversificada e sustentável com recursos de patrocinadores

JR Vital
Por JR Vital
4 Min Read

O Caderno de Encargos e Contrapartidas para o Réveillon 2024 lançado nesta quarta-feira (24) pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, apresenta todas as informações técnicas exigidas para realização do evento que, pela primeira vez, ocorrerá em dez bairros. Dois locais são inéditos: Praça Mauá, para celebrar a revitalização da região, e a Praça das Juras, em Bangu. Além disso, haverá festa em Copacabana, Praia do Flamengo, Piscinão da Praia de Ramos, IAPI da Penha, Parque Madureira, Praia de Sepetiba, Praia da Bica (Ilha do Governador), Praia da Moreninha (Ilha de Paquetá).

O documento é uma orientação às empresas que pretendem apresentar propostas para a organização e a realização do Réveillon em todos os palcos, incluindo queima de fogos de artifício obrigatoriamente nos bairros de Copacabana, Flamengo (em balsas) e Penha (no alto da Igreja), além de uma programação musical variada.

A empresa poderá sugerir locais adicionais para a queima de fogos – o que será analisado por uma comissão julgadora. Não serão aceitas propostas que não contemplem todos os bairros já definidos.

Outro ponto a ser destacado no Caderno de Encargos e Contrapartidas para o Réveillon 2024, é a data de lançamento do documento. A publicação foi feita com dois meses de antecedência com o objetivo de que a empresa vencedora consiga captar recursos com patrocinadores, sem a participação do poder público. As empresas interessadas devem entregar as referidas propostas no dia 31 de julho, em envelope lacrado à Diretoria de Operações, na sede da Riotur. Endereço: Rua Dom Marcos Barbosa, número 2, sala 202 – Cidade Nova, às 14h. 

“Podemos considerar que o grande diferencial no Caderno de Encargos e Contrapartidas para o Réveillon de 2024 é a antecedência no lançamento. A publicação em maio vai permitir que a empresa vencedora tenha tempo para a captação de patrocinadores, e com isso a festa seja toda custeada sem a participação financeira do poder público”, destaca Ronnie Costa, presidente da Riotur. 

 Pedra de Guaratiba não ficará de fora. Apesar de não constar no documento, a Prefeitura do Rio fará uma celebração especial para os moradores da região curtirem a chegada do novo ano. O objetivo é não deixar nenhum local fora da festa. 

‘’A meta da Riotur é surpreender. Cariocas e turistas podem esperar uma festa inovadora, sustentável e diversificada. Com a realização em 10 bairros e muitas atrações por toda a cidade. Trazer o Réveillon para a Praça Mauá é celebrar todos os esforços de renovação da região central da cidade e levar esse presente a mais para os moradores. Será um Réveillon inesquecível”, adianta Ronnie Costa, presidente da Riotur.

A tradicional festa de Copacabana terá um palco principal e, preferencialmente, mais dois palcos satélites. Nos demais bairros, a proposta inicial prevê apenas um palco. Um ponto fundamental para a escolha do vencedor é que os proponentes apresentem um projeto com linguagem unificada, fazendo com que toda a cidade esteja na mesma sintonia. 

As empresas interessadas na seleção podem solicitar o Caderno de Encargos e Contrapartidas a partir de amanhã, pelo e-mail: [email protected]

Compartilhe esta notícia