O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), voltou a usar as redes sociais para denunciar o mau comportamento de passageiros do BRT. Em um vídeo, parte da série “choque de civilidade”, Paes exibiu flagrantes de usuários jogando lixo dentro dos ônibus e chegou a telefonar pessoalmente para um passageiro identificado como Roger, que abandonou cascas de tangerina e outros resíduos no chão do coletivo.
“É porco, muito porco”
Nas imagens, Paes se mostra indignado: “Olha que vergonha. É porco, muito porco um cara que faz isso”. Em seguida, ele liga para o passageiro flagrado e o confronta: “Meu irmão, tinha uma lata de lixo do teu lado, prontinha, vazia. Por que não colocou na porcaria da lata de lixo, cara?”.
Surpreso, Roger pede desculpas e admite que “mandou mal”, alegando pressa no momento em que descartou os resíduos.
O peso no bolso da população
Durante a bronca, o prefeito ressaltou o impacto financeiro da negligência com a limpeza dos veículos. Segundo ele, a prefeitura gasta R$ 980 mil por mês, o que equivale a quase R$ 12 milhões por ano, apenas para higienizar os ônibus do sistema.
“Não é admissível que o dinheiro do povo seja usado para pagar a lambança que as pessoas fazem”, criticou Paes.
Identidade preservada, mas sob aviso
Embora tenha mantido o rosto do passageiro desfocado no vídeo, Paes deixou claro que a tolerância tem limite. “Vou te poupar. Mas se pegar de novo, a gente vai mostrar”, advertiu.
Campanha por civilidade
A iniciativa faz parte da estratégia de reeducar hábitos no transporte público. Desde o lançamento da série “choque de civilidade”, Paes vem expondo comportamentos que prejudicam a coletividade, como vandalismo, depredação e descarte incorreto de lixo.
O prefeito aposta na pressão social e na exposição pública como forma de combater práticas que aumentam custos e reduzem a qualidade do serviço.