Não precisou matar

Rio realiza nova operação contra CV e prende vereador do Republicanos

Polícia prende vereador Marquinhos Aquino em ação contra expansão do Comando Vermelho em São João de Meriti

JR Vital - Diário Carioca
JR Vital
JR Vital - Diário Carioca
Editor
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
- Editor
O vereador Marquinhos Aquino. Foto: reprodução
Atualizado em 14/11/2025 10:34

Nesta sexta-feira (14), as polícias Civil e Militar do Rio deflagraram mais uma fase da Operação Contenção para conter a expansão do Comando Vermelho na Baixada Fluminense, com a prisão do vereador Marquinhos Aquino (Republicanos) entre os detidos.

A Operação Contenção, que visa frear a expansão do Comando Vermelho (CV) em São João de Meriti, Baixada Fluminense, avançou com a prisão de cinco pessoas até o momento, incluindo o vereador Marquinhos Aquino, o mais votado do município na última eleição. A ação da manhã desta sexta-feira é resultado de uma investigação de 11 meses pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP), que teve apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Carro do vereador Marquinhos Aquino, de Meriti, tinha caixas de remédios e uma arma. Foto: reprodução
Carro do vereador Marquinhos Aquino, de Meriti, tinha caixas de remédios e uma arma. Foto: reprodução

O vereador Aquino foi preso em flagrante após policiais encontrarem em seu veículo, com placa oficial da Câmara Municipal, uma arma registrada em nome de outra pessoa e caixas de medicamentos controlados. Embora ele não fosse alvo direto, seu irmão, Luiz Matos de Aquino, investigado por integrar um núcleo do CV, era procurado, mas não foi localizado.

- Publicidade -

A operação cumpriu 16 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão em comunidades como Bacia do Éden e Castelinho, com foco em prender integrantes identificados do CV, apreender armas, drogas e materiais usados para bloquear vias, e mapear bens para bloqueio judicial. O combate busca retirar barricadas que restringem a circulação dos moradores, prática comum nas áreas dominadas pelo crime organizado.

Essa fase é desdobramento da megaofensiva realizada em 28 de outubro nos complexos da Penha e do Alemão, operação que resultou em 121 mortos, a mais letal do Brasil, e que segue sob investigação do Ministério Público.

O objetivo estratégico da Operação Contenção é desmantelar as estruturas locais do CV que buscam expandir seu controle na Baixada, garantindo maior segurança e restabelecendo o direito de ir e vir da população afetada pelo domínio criminoso.

- Publicidade -
- Publicidade -
Assuntos:
JR Vital - Diário Carioca
Editor
Follow:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.