Caminhada em Ipanema alerta sobre a alopecia areata no mês de conscientização sobre a doença

Redacao
Por Redacao
4 Min de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Photo by Vinícius Vieira ft on Pexels.com

Setembro é o mês de conscientização da alopecia areata, uma doença autoimune, com participação genética, que provoca queda de cabelos, resultando mais frequentemente em falhas circulares e localizadas no couro cabeludo1. Como forma de conscientização, uma caminhada de conscientização e contra o preconceito será realizada neste domingo (3/09) pela Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ), em parceria com a Pfizer e a Theraskin.

Marcada para começar às 10h, a caminhada começará no Posto 12, seguindo até o Posto 10, em Ipanema, com a participação de pacientes, seus familiares e dermatologistas. Um dos objetivos do evento é aumentar a visibilidade sobre a doença, que não é contagiosa. Apenas o médico dermatologista pode diagnosticá-la com segurança e orientar o melhor tratamento, de acordo com o quadro clínico e o contexto de cada paciente.

“Ações de conscientização sobre a alopecia areata já são realizadas em diversas partes do mundo e a SBDRJ traz esse movimento para o Rio de Janeiro como uma forma de unir as pessoas, incluindo médicos, pacientes e familiares, em torno dessa causa. A proposta é esclarecer e orientar sobre a doença e seus sintomas. Quanto antes forem identificados os sinais, mais cedo o paciente poderá buscar ajuda profissional para o tratamento”, destaca a médica dermatologista Flávia Weffort, uma das coordenadoras do Departamento de Cabelos da SBDRJ.

Sobre alopecia areata

É uma doença autoimune, com participação genética, que provoca queda de cabelos, resultando mais frequentemente em falhas circulares e localizadas no couro cabeludo. No entanto, a duração e a extensão da doença são variáveis e o paciente pode até perder todos os pelos do corpo. Pessoas de todas as idades, homens, mulheres e todos os grupos étnicos podem ser afetadas1. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, 60% dos pacientes têm menos de 20 anos2.

Referências

1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Alopecia Areata, o que é? Acesso disponível em:

Link.

2. MINISTÉRIO DA SAÚDE. BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Alopecia. Acesso disponível em: Link

Grandes Avanços que Mudam as Vidas dos Pacientes

Na Pfizer, usamos conhecimento científico e recursos globais para trazer terapias que prolonguem e melhoram significativamente as vidas das pessoas. Buscamos estabelecer o padrão de qualidade, segurança e valor na descoberta, desenvolvimento e fabricação de produtos para a saúde, incluindo medicamentos e vacinas inovadores. Todos os dias, os colegas da Pfizer trabalham em mercados desenvolvidos e emergentes para o progresso do bem-estar, da prevenção e de tratamentos que desafiam as doenças mais temidas de nossos tempos. Somos uma das maiores empresas biofarmacêuticas de inovação do mundo e é nossa responsabilidade e principal função colaboramos com profissionais de saúde, governos e comunidades locais para promover e ampliar o acesso a cuidados confiáveis e acessíveis com a saúde em todo o mundo. Há mais de 150 anos atuamos para fazer a diferença para todos aqueles que confiam em nosso trabalho.

Compartilhe esta notícia
Equipe
Seguir:
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca
Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *