Especialista explica doença que levará Presidente Lula a realizar uma cirurgia no quadril

Redacao
Por Redacao
3 Min de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, tem enfrentado dias de dores causadas por uma doença que pode limitar seus movimentos: a artrose. Neste domingo (23), o chefe de estado precisou passar por um procedimento de infiltração na região do quadril, com um anestésico diretamente na articulação com o propósito de amenizar as dores. 

Mas, o que é a artrose? A artrose é caracterizada pela presença de dor, associada ao “desgaste” ou degeneração da cartilagem articular. Esta doença acomete mais os idosos e representa cerca de 40% de todas as moléstias articulares. “Além do dano da cartilagem articular, outros fatores podem estar envolvidos, como a sobrecarga articular, como excesso de peso corporal, defeitos posturais, e fatores adicionais ou irritativos, como influência hormonal e/ou vascular” explica a médica reumatologista Cláudia G. Schainberg. 

A artrose pode dificultar a execução de algumas tarefas do dia a dia e causar grandes desconfortos, além dos seus sintomas serem facilmente descobertos. “Os principais sintomas são: inchaço e vermelhidão no local, dor crônica na articulação afetada, perda de flexibilidade e geralmente pessoas com artrose tem desconforto ao entrar e sair de um automóvel, cruzar as pernas e até mesmo quando ficam muito tempo sentado, ao levantar reclama de fortes dores” diz a médica. 

Existem alguns tratamentos que podem ser realizados nestes casos. “A fisioterapia e a prática de exercícios ajudam a prevenir a perda ou a limitação do movimento articular, a atrofia e a fraqueza muscular, além disso, analgésicos e anti-inflatórios podem ser utilizados em crises de dor, em casos mais severos a cirurgia é um possível meio” conclui Cláudia G. Schainberg. 

Para saber de fato se uma pessoa tem artrose é necessário realizar exames de radiografia ou ressonância magnética, pois só desta forma o médico pode dar um diagnóstico preciso do caso.

Dra. Cláudia G. Schainberg.
Dra. Cláudia G. Schainberg.

Sobre a Dra. Cláudia G. Schainberg

Com uma ampla experiência na área da saúde, Dra. Cláudia G. Schainberg é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Fez também especialização em Reumatologia no Canadá e Estados Unidos. 

Dra. Cláudia ainda declara a importância sobre assuntos sociais relacionados à saúde, bem-estar, qualidade de vida, autocuidado e humanismo.

Atualmente exerce atividades de ensino, assistência e pesquisa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde chefia o Laboratório de Imunologia Celular do LIM-17 e o Ambulatório de Artrites da Infância.

Também faz parte do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Alemão Oswaldo Cruz. Já no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua nos Ambulatórios de Osteoartrite, Gota e Espondiloartrites

Assuntos:
Compartilhe esta notícia
Equipe
Seguir:
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca
Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *