terça-feira, setembro 23, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro
InícioSaúdeFortaleza (CE): município registra 578 casos de dengue em 2025

Fortaleza (CE): município registra 578 casos de dengue em 2025

O número de casos prováveis de dengue em Fortaleza atingiu a marca de 578 em 2025, apontam os dados do Ministério da Saúde (dados até 7/6/2025). A cidade não registrou óbito pela doença este ano.

Toda a população de Fortaleza e dos municípios região metropolitana deve manter as medidas de prevenção aos focos do aedes aegypti, mosquito transmissor, e ficar atenta aos sintomas da dengue.

É o que destaca o secretário-adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Junior.  

“Para que nós possamos evitar o surto de arboviroses, [é necessária] a sinergia das ações do poder público, com as ações intersetoriais de coberta de lixo, de abastecimento de água, da visita domiciliar dos agentes com as orientações, além de a população destinar dez minutos por semana na nossa casa, no nosso ambiente de trabalho, verificando se existe alguma coisa acumulando água.”

Fique atento aos sintomas da dengue. Se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, beba bastante água, não tome remédio por contra própria e procure uma unidade de saúde. 

O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, destaca: no surgimento dos sintomas, é fundamental procurar atendimento imediatamente.

“As arboviroses têm alguns sintomas comuns. São febre, dor no corpo, no caso da dengue, dor ao redor dos olhos, dor nas articulações. Mas, o mais importante para a população é que, na manifestação desses sintomas, procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS vai, através dos profissionais capacitados e de alguns exames que são relativamente simples, por exemplo, um hemograma, dar a melhor condução ao caso.”

Manter-se bem hidratado é fundamental para ter uma boa recuperação e previne casos graves da doença. Além disso, nada de tomar remédio por conta própria. 

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Pixel Brasil 61

Parimatch Cassino online
Vanessa Neves
Vanessa Neveshttps://www.diariocarioca.com/
Vanessa Neves é Jornalista, editora e analista de mídias sociais do Diário Carioca. Criadora de conteúdo, editora de imagens e editora de política.

Relacionadas

Ministério da Saúde recebe as primeiras unidades do Implanon

São mais de 100 mil unidades do implante subdérmico contraceptivo, além de 100 kits de treinamento para os profissionais responsáveis pela inserção do dispositivo

‘Inaceitável’, diz Padilha ao desistir de viagem aos EUA por restrições impostas

Ministro da Saúde Alexandre Padilha acusa governo americano de afronta após limitações que inviabilizaram sua agenda na ONU e na Opas

Orgulho do Brasil, SUS completa 35 anos

Sistema mudou a realidade do acesso à saúde, elevou a qualidade de vida e segue como principal rede de assistência de 76% da população brasileira. Por ano, o SUS realiza 2,8 bilhões de atendimentos e conta com cerca de 3,5 milhões de profissionais em atuação

Mutirão do Agora Tem Especialistas realizou 635 atendimentos no Rio de Janeiro

Ações envolveram cirurgias, consultas e exames. Em todo o país, houve mobilização em 45 hospitais universitários e de 5 mil profissionais de saúde para garantir 34 mil procedimentos e reduzir as filas do SUS. Próximo mutirão será em dezembro

ANS inclui, pela primeira vez, tratamentos paralúpus no rol de coberturas obrigatórias

Planos terão que oferecer dois medicamentos para a doença autoimune a partir de 3/11/2025

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias