O comércio eletrônico é uma das indústrias mais lucrativas do mundo. Muitas pessoas, especialmente as gerações mais jovens, preferem comprar vários produtos em lojas online em vez de lojas físicas, por isso muitas empresas abriram as suas lojas de comércio eletrónico para atraí-los. Muitas marcas estão recebendo ótimos comentários de seus pontos de venda online.
No entanto, não existem apenas coisas boas associadas ao mundo do comércio eletrônico. Infelizmente, muitos golpistas também chegaram a este mundo. Eles usam várias táticas enganosas para enganar as pessoas e roubar seu dinheiro. Você ficaria surpreso em saber que as pessoas perdem milhões de dólares anualmente para esses golpistas. Eles acreditam em tudo que veem online, especialmente em imagens e análises de produtos falsificados.
Essa desinformação visual os leva a tomar decisões erradas. Portanto, é muito importante identificar imagens e avaliações falsas de produtos e evitar tais golpes. O artigo abaixo discutirá a desinformação visual no comércio eletrônico e maneiras de identificar imagens e avaliações falsas de produtos.
Identificação De Imagens Falsas De Produtos
Embora diferenciar imagens de produtos falsas das originais possa ser um desafio, utilizar os métodos discutidos abaixo pode ajudar.
Revise a Qualidade Da Imagem
A má qualidade da imagem é a primeira coisa que você pode encontrar em imagens falsas de produtos. Um fornecedor e fabricante original sempre enfatiza as imagens dos produtos e realiza fotografias profissionais. Como resultado, as imagens publicadas em plataformas autênticas de comércio eletrônico são de alta qualidade.
Por outro lado, os proprietários de produtos falsos não se concentram na qualidade da imagem, pois suas intenções diferem. Eles tiram imagens de seus produtos sem aparência atraente ou editam/recortam imagens de plataformas renomadas. Como resultado, essas imagens aparecem pixeladas ou possuem pixels de baixa qualidade. Assim, se a qualidade das imagens do produto estiver muito comprometida, considere isso um sinal de alerta e evite comprá-lo.
Pesquisar Por Imagem
No entanto, a qualidade da imagem nem sempre é um fator suficiente, já que os proprietários de produtos falsificados não se importam em roubar imagens. Normalmente, eles copiam imagens de bibliotecas de imagens, sites de fabricantes originais ou perfis de fornecedores de comércio eletrônico. Como resultado, você é atraído pelos pixels de boa qualidade e compra produtos falsificados.
Porém, a realidade se revela quando o produto chega à sua porta e você percebe o seu erro. Uma solução prática é pesquisar por imagem e revelar a origem da imagem. O pesquisa imagem A ferramenta permite que você use a imagem do produto como uma consulta e encontre todos os recursos visuais relevantes rapidamente.
Quando os resultados da ferramenta de pesquisa reversa de imagens são exibidos, você pode identificar todas as plataformas que publicaram imagens semelhantes. Além disso, através do método de busca por fotos, você pode entrar em contato com o dono do produto original e fazer a compra sem dúvidas.
Combine a Descrição Do Produto Com as Imagens
Uma estratégia simples, mas razoável, é combinar as imagens com a descrição do produto. O proprietário do produto original sempre oferece uma descrição do produto que corresponda às perspectivas, recursos, atributos e benefícios de seu produto. Por outro lado, alguém que vende produtos falsificados pode não ter conhecimento dos atributos e detalhes originais do produto. Como resultado, eles não conseguem descrever detalhadamente o produto e suas qualidades. Você só pode encontrar descrições dos recursos básicos ou da aparência do produto. Portanto, se a descrição do produto não for suficiente ou não corresponder à aparência do produto, poderá ser falsificado.
Identificando Avaliações Falsas
Você deve analisar cuidadosamente o perfil e as observações do usuário para detectar avaliações falsas em produtos de baixa qualidade e falsificados. As ações a seguir podem ajudá-lo a desvendar a verdade por trás das avaliações de clientes envolvidos em desinformação no comércio eletrônico.
Explore Os Perfis Dos Revisores
Como primeiro passo, examine criticamente os perfis que parecem suspeitos. Verifique seus nomes, imagens de perfil e perfis de usuários na plataforma de comércio eletrônico. Por exemplo, se o nome deles parece muito típico, com o nome do meio geralmente oculto com uma inicial e um ponto final, ou uma combinação de nome e sobrenome é muito familiar para ser ouvida.
Além disso, você pode verificar suas fotos de perfil com uma pesquisa de imagens para ver se elas pertencem a eles ou foram copiadas de outras fontes. Aprofunde-se em seu perfil de usuário e explore seu histórico de compras (geralmente disponível em plataformas de comércio eletrônico notáveis) para ver se são clientes verificados que compraram algo.
Mencionando Outros Produtos
Discutir outros produtos é outra bandeira vermelha básica a ser procurada nas avaliações dos usuários. Se você encontrar avaliações que mencionam produtos e marcas concorrentes, tenha cuidado com elas. A probabilidade é que sejam falsos ou gerados artificialmente.
Caso contrário, de que adianta discutir outra marca ou item abaixo de outro produto? Não importa quão bom ou ruim seja o produto em questão, um consumidor original não destacará outro nome. Portanto, evite confiar nas avaliações que discutem outros produtos.
Observações Excessivamente Positivas Ou Negativas
Não compre os produtos se notar uma inclinação anormal para comentários positivos ou negativos sobre eles. Avaliações de usuários que elogiam excessivamente um produto ou discutem suas falhas podem ser falsas.
Por exemplo, se um eletrodoméstico tiver apenas avaliações 5 estrelas e nenhuma outra, essas avaliações são falsas. Da mesma forma, se os usuários deram apenas críticas negativas com classificações de 1 estrela, pode ser possível que sejam falsas, criadas apenas para impactar negativamente os concorrentes.
Usando Frases Genéricas
O uso de declarações genéricas é um fator comum que pode significar avaliações falsas. Você não deve cair nessa se as avaliações forem muito típicas, como um ótimo produto. Além disso, se alguém parece bom demais para ser verdade ao mencionar abertamente suas emoções, é hora de isolá-lo das avaliações.
Procure uma declaração genuína que represente a experiência pessoal ou qualidade específica que ajude o comprador. Além disso, algumas frases típicas que você deve evitar incluem
- O melhor produto que usei na minha vida
- Este produto mudou minha vida.
- É impressionante e vale a pena.
- Eu recomendo fortemente.
- Uau, é incrível.
Conclusão
Os negócios de comércio eletrônico estão se expandindo enormemente a cada dia que passa. Porém, nem todo vendedor é legítimo e oferece produtos originais. Alguns fornecedores corruptos copiam imagens de produtos originais e publicam avaliações falsas para enganar consumidores inocentes. Detectar tais táticas é necessário para se salvar. O artigo menciona maneiras de identificar imagens falsas de produtos e as analisa separadamente. A pesquisa reversa de imagens pode ajudar a detectar ambos sem qualquer complexidade em todos esses métodos. Ao pesquisar pela imagem, você pode descobrir facilmente se as imagens do produto e as fotos do perfil na avaliação são originais ou correspondem a outra pessoa.