Campo Grande: conheça um dos maiores bairros do Rio de Janeiro

Com grande infraestrutura e diversos locais de lazer, Campo Grande vem atraindo cada vez mais moradores e turistas

Campo Grande, um dos maiores bairros da cidade do Rio de Janeiro, tem se tornado cada vez mais atrativo para moradores e turistas. Fundado em 1603, o bairro abriga atualmente a maior população do estado, estimada entre 330 e 350 mil habitantes, ocupando uma área de cerca de 120 km².

Antes de ser fundado como cidade, o território de Campo Grande era habitado por povos indígenas e teve significativa influência dos Jesuítas em sua trajetória. Assim como em grande parte do estado do Rio de Janeiro, Campo Grande foi um local muito utilizado para o cultivo da cana-de-açúcar, além da pecuária.

A história da cidade teve origem em torno da igreja Nossa Senhora do Desterro, cujo poço fornecia a água consumida no local. Com a construção da linha ferroviária D. Pedro II datada de 1878, o local teve seu acesso facilitado, o que ajudou na urbanização intensa do bairro.

Apesar de ter sido reconhecida como cidade em 1968, graças a uma lei aprovada pelo governador Francisco Negrão de Lima, Campo Grande é oficialmente classificada como um bairro da cidade do Rio de Janeiro.

Infraestrutura

Campo Grande é um polo comercial extremamente importante, e abriga diversos supermercados e shoppings.  O local também é muito conhecido por sua grande quantidade de lojas, incluindo o renomado Mercadão São Braz, além de contar com um dos maiores calçadões comerciais da cidade, com cerca de 350 metros de extensão, que também abriga diversos edifícios empresariais.

Campo Grande também possui uma grande variedade de empresas tanto de pequeno como grande porte, e oferece uma ampla gama de serviços essenciais à população, incluindo quartéis do corpo de bombeiros, delegacias da polícia militar e hospitais.

Outro destaque de Campo Grande é a diversidade de imóveis disponíveis, que vão desde pequenas casas em vilas até condomínios fechados de alto padrão. Essa variedade, somada ao seu notável desenvolvimento e excelente qualidade de vida, torna o bairro altamente atraente para muitas famílias.

Turismo e lazer

Campo Grande também é muito conhecido pela natureza exuberante, que inclui o Parque Estadual da Pedra Branca, que é muito frequentado por pessoas de diversas regiões do Rio de Janeiro por oferecer uma experiência ao ar livre com locais para caminhadas, passeios a cavalo e atividades aquáticas.

Para visitar o bairro e se locomover dentro dele, é possível utilizar o serviço de aluguel de carros Campo Grande RJ e conhecer um dos bairros mais importantes e históricos do Rio de Janeiro.