Tá ruim

Elon Musk anuncia demissão de 10% dos funcionários da Tesla

Bilionário alega desaceleração de demanda como motivo para cortes e destaca necessidade de redução de custos

Elon Musk. Foto: Jonathan Newton/The Washington Post/Getty Images
Elon Musk. Foto: Jonathan Newton/The Washington Post/Getty Images

Elon Musk, bilionário e CEO da Tesla, divulgou nesta segunda-feira (15) que a empresa demitirá 10% de seus funcionários globalmente, citando uma desaceleração na demanda por veículos. A medida visa reduzir custos e preparar a montadora para um novo ciclo de crescimento.


O que você precisa saber

  • Demissão de 10% dos funcionários: Elon Musk anuncia corte de cerca de 14 mil empregos na Tesla devido a desaceleração na demanda.
  • Motivos para os cortes: Duplicação de funções e necessidade de redução de custos são citados como razões para as demissões.
  • Impacto nas operações: A medida visa aumentar a eficiência e produtividade da empresa em um momento de desafios no mercado automotivo.

Motivos para os cortes

Elon Musk mencionou em um e-mail aos funcionários que a Tesla está enfrentando duplicação de funções e a necessidade de reduzir custos para garantir a eficiência e competitividade da empresa.

Preparando para o crescimento

O CEO destacou que os cortes fazem parte dos esforços para preparar a empresa para a próxima fase de crescimento. Ele enfatizou a importância de analisar todos os aspectos do negócio para otimizar custos e aumentar a produtividade.

Desafios no mercado automotivo

A Tesla enfrenta desafios no mercado, com registros abaixo das expectativas na entrega de veículos e seu primeiro declínio trimestral em quatro anos. As ações da empresa também caíram significativamente neste ano.

Saída de executivos

Além dos cortes de funcionários, a Tesla também enfrenta a saída de executivos importantes. Drew Baglino, vice-presidente sênior da empresa, comunicou sua demissão, juntamente com o vice-presidente Rohan Patel.

Reflexo nas ações

O anúncio dos cortes impactou as ações da Tesla na Bolsa de Valores de Nova York, que registraram uma queda de 2,88% até as 11h35 (horário de Brasília) desta segunda-feira.


Meta descrição: Elon Musk, CEO da Tesla, anuncia demissão de 10% dos funcionários globalmente devido a desaceleração na demanda. Cortes visam redução de custos e preparo para novo ciclo de crescimento