Jacarepaguá é palco do espetáculo gratuito “Palhaço na porta de casa”

Após percorrer diversos bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, o projeto ‘Palhaço na Porta de Casa’, promovido pela ESLIPA – Escola Livre de Palhaço, chega a Jacarepaguá nos dias 13 e 14 de maio, a partir das 15h, com atividades de oficina, cortejo circense e espetáculo gratuitos. A iniciativa tem a participação de diversas companhias, trupes e artistas egressos da Escola, e tem como objetivo trazer alegria, reflexões e ensinamentos sobre cidadania por oito espaços culturais municipais espalhados pelo Rio de Janeiro. Sob o comando da trupe Cia Palhaçadaria, a próxima atividade traz uma programação repleta de risadas e ensinamentos através da linguagem do Palhaço.

A Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim será o palco para as atividades, iniciando com a oficina ‘A Arte de Fazer Rir’, às 15h, e no segundo dia com os espetáculos ‘Cortejo Brincante’, às 16h e Baú do Picadeiro, às 18h, encerrando com uma divertida roda de conversa. 

O projeto, contemplado pelo Edital FOCA 2022 – lançado pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, ainda percorrerá mais 2 bairros da Zona Oeste, sendo eles: Pedra de Guaratiba e Santa Cruz. Sob o comando das trupes Grupo Off-Sina e Trupe Gramellôs.

Sobre o Projeto “Palhaço na porta de casa”

“Palhaço na porta de casa” é uma proposta inédita de circulação das cias, trupes e artistas egressos da ESLIPA – Escola Livre de Palhaços, contemplando oito espaços culturais municipais, situados na Zona Norte, Sul e Oeste. As atividades acontecerão nos meses de abril e maio e percorrerão: Arena Carioca Abelardo Barbosa (Guaratiba); Jovelina Pérola Negra (Pavuna); Areninha Gilberto Gil (Realengo); Sandra Sá (Santa Cruz); Hermeto Pascoal (Bangu); Praça do Largo do Machado (Laranjeiras); Jacob do Bandolim (Pechincha); e Terra (Guadalupe).

Sobre a ESLIPA

A Escola Livre de Palhaços – ESLIPA, é a primeira Escola de Palhaços da América Latina e a única gratuita, fundada por Lilian Moraes (Palhaça Currupita) e Richard Riguetti (Palhaço Café Pequeno). Ao longo de seus 12 anos de existência, a ESLIPA já formou duzentos e dez palhaças e palhaços, tendo entre seus egressos artistas de todos os estados brasileiros e de 07 países da América do Sul. 

“O palhaço é a menor distância entre duas pessoas” (Richard Riguetti).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Local: Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim

Endereço: Praça Geraldo Simonard (Praça do Barro Vermelho) s/nº, Pechincha, Jacarepaguá

Apresentação: Cia Palhaçadaria

Dia 13 de maio | 15h. Oficina de Palhaço – A Arte de Fazer Rir 

Dia 14 de maio | 16h. Espetáculo: Cortejo Brincante. 

Dia 14 de maio | 18h. Espetáculo: Baú do Picadeiro Após: roda de conversa 

Local: Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha (Pedra de Guaratiba)

Endereço: Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/n esquina com Av. Litorânea – Pedra de Guaratiba.

Apresentação: Grupo Off-Sina

Dia 18 de maio | 19h. Oficina: A Dramaturgia do Palhaço Brasileiro

Dia 19 de maio | 19h. Cortejo Circense com Grupo Off-Sina e Gigantes da Pedra. Local: Escola CIEP 305 Heitor dos Prazeres 

Dia 19 de maio | 20h. Espetáculo: Bem-Vindo. Após: roda de Conversa

Local: Areninha Carioca Sandra Sá

Endereço: Praça do Lote, 219, Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ

Apresentação: Trupe Gramellôs

Dia 24 de maio | 14h. Oficina de Palhaço – Palhaçaria e o Corpo Cômico

Dia 26 de maio | 14h. Cortejo Circense 

Dia 26 de maio | 15h. Espetáculo: Gramellôs o Show. Após: roda de Conversa