O estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 41,21% na entrada de turistas internacionais em setembro deste ano em relação ao nono mês do ano passado. O registro de chegadas subiu de 82.149 visitantes em 2023 para 116.004 em 2024.
O estado também apresentou aumento expressivo no acumulado de janeiro a setembro, indo de 855.645 no ano anterior, para 1.075.879 no atual, alta de 25,7%. Os dados são da Embratur com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.
O crescimento do turismo internacional no Rio acompanha o desempenho do país. Entre janeiro e setembro de 2024, o número de turistas estrangeiros que entraram no Brasil, totalizando 4.897.671, representa um aumento de 12% em comparação com o mesmo período de 2023. E com direito a resultado recorde para o mês de setembro em toda a série histórica, iniciada em 1989: ao todo, 445.389 viajantes desembarcaram no Brasil, 26,4% a mais que em setembro do ano passado.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou os resultados. “O Rio de Janeiro é um estado muito importante para o Brasil, com uma enorme vocação para grandes eventos, e é o nosso principal portal do turismo. Juntando essa vocação do estado e o trabalho da Embratur, temos que setembro foi muito bom para o Rio, com um crescimento de 41,21% em setembro, e recorde no país como um todo, no mesmo período, com crescimento de 26,4%. É resultado de nossos esforços de promover uma maior diversidade de destinos e experiências, para além do sol e praia”, observou.
“Estamos mostrando para o mundo nossa natureza, cultura, gastronomia, festas populares e uma infinidade de experiências espetaculares que só existem no Brasil, e podem ser vividas em qualquer época do ano. Essa estratégia reduz os efeitos da sazonalidade, ampliando a chegada de turistas na chamada baixa estação. Garantimos assim uma importante movimentação nos negócios do turismo, sustentando alta empregabilidade ao longo de todo ano”, complementou Freixo.
LEIA TAMBÉM
Ao longo do ano, setembro se destaca como o quarto melhor mês para a recepção de visitantes internacionais, atrás apenas de janeiro, fevereiro e março, período de alta temporada.
A Argentina mantém-se como o principal emissor de turistas, com mais de 1,4 milhão de visitantes desde o início de 2024. Em segundo lugar, os Estados Unidos enviaram mais de 518 mil visitantes, seguidos pelo Chile, com 454.225. Países europeus como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha somam, juntos, 741.614 turistas que atravessaram o Atlântico para visitar o Brasil.
Metas
O Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, lançado recentemente pelo Ministério do Turismo, tem como objetivo tornar o Brasil o principal destino turístico da América do Sul. O plano estabelece a meta de alcançar 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano, além de gerar US$ 8,1 bilhões em receitas dos gastos desse público. Diante do cenário atual, a expectativa é superar a marca de 10 milhões de visitantes internacionais no período.