Santa Teresa, incomparável charme carioca

11 de outubro de 2024
Leia em 2 mins
Santa Teresa - Foto: Riotur
Santa Teresa - Foto: Riotur

Pelas suas ruas, é possível encontrar arquitetura clássica, ateliês de arte, rica gastronomia, história e muita natureza. Santa Teresa oferece a visitantes e moradores uma receita única, tudo temperado pelo mais genuíno jeito carioca, o que a transforma em um dos bairros mais especiais do Rio de Janeiro. Para desfrutar de toda essa atmosfera vintage, uma boa opção é se hospedar nos hotéis locais, cada um mais charmoso do que o outro.

Mirante do Rato Molhado em Santa Teresa - Foto: Riotur
Mirante do Rato Molhado em Santa Teresa – Foto: Riotur

E o que não falta são boas opções de hospedagem. A região possui hotéis renomados – Santa Teresa MGallery, Villa Paranaguá Hotel & Spa, Casa Gerânio, Vila Santa Teresa Hotel, Gerthudres Bed & Breakfast, Chez Georges, Chez Zany Hostel Boutique…. a lista é recheada de empreendimentos conhecidos pela beleza de suas instalações e pelo serviço impecável. “Os hotéis da região oferecem um tratamento requintado, mas sem exageros. É essa mistura de luxo e sofisticação com simplicidade que atrais turistas do mundo inteiro”, explica o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes. “Não à toa é a escolha de muitos artistas internacionais quando vêm se apresentar no Rio. Ao passear pelas ladeiras, é possível visitar um ateliê e, na esquina seguinte, se deparar com a apresentação de um bloco de Carnaval, como o das Carmelitas, na época de carnaval. Para quem não tem tempo de se hospedar, os hotéis oferecem a possibilidade de aproveitar o café da manhã e seus restaurantes”. 

Sua geografia proporciona ao visitante vistas inesquecíveis – de um lado é possível admirar o Pão de Açúcar, do outro, aproveitar diferentes ângulos do Cristo Redentor. É um dos bairros mais antigos da cidade, que manteve edificações antigas e baixas, fruto de um tombamento na década de 70. Se alguns a chamam de “Montmartre carioca”, pelas diversas semelhanças com o bairro francês – topográficas, arquitetônicas e culturais -, os cariocas mais íntimos a conhecem como “Santa”. “As ruas de Santa Teresa remetem a um passado cheio de história. Os famosos largos – do Curvelo, Guimarães e Neves – certamente encantam os turistas que passeiam por lá”, comenta Lopes.

A opção mais aprazível para acessar o bairro é um clássico bonde amarelo. Tratado com muito carinho por moradores e turistas, o carismático transporte sobre trilhos percorre o trajeto que vai da Estação Carioca (Rua Lélio Gama, s/n° Centro) até a parada Dois Irmãos, no Morro dos Prazeres. De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, responsável pela operação, são transportados, aproximadamente, 45 mil passageiros por mês.

Bonde de Mirante do Rato Molhado em Santa Teresa - Foto: Riotur
Bonde de Mirante do Rato Molhado em Santa Teresa – Foto: Riotur

O HotéisRIO, entidade que representa os meios de hospedagem da cidade, tem trabalhado em conjunto com o governo municipal para melhorar a experiência dos visitantes, colaborando na identificação de ações voltadas para o aprimoramento da rota turística do bairro. Além disso, a entidade oferece um amplo suporte aos hotéis associados, garantindo um atendimento de qualidade e promovendo o desenvolvimento contínuo do setor hoteleiro. O departamento de marketing do HotéisRIO, responsável pela promoção da cidade do Rio de Janeiro nos diversos canais digitais, também trabalha em parceria com o bairro de Santa Teresa, assegurando que ele seja sempre incluído nas divulgações turísticas.

Serviço do Bonde:

Capacidade do bonde: 32 passageiros

Circulação: de 15 em 15 minutos

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta – das 8h às 17h

Sábados, domingos e feriados – das 9h às 17h

Valor do tíquete: R$ 20,00

Formas de pagamento: cartão de débito/crédito e dinheiro

Local de venda: os tickets são vendidos somente na estação Carioca; a venda na estação Curvelo acontece mediante a disponibilidade.

Fonte: Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também

Casa Pacheco Leão, no Jardim Botânico do Rio, estreia programação musical

Casa Pacheco Leão, no Jardim Botânico do Rio, estreia programação musical

Um dos prédios históricos mais emblemáticos…
Thierry Trémouroux em O Bicho Grografico, foto Marilha Galla_

Agenda Cultural do Rio de Janeiro de 20 a 26 de março

Programação recheada de atrações para todos…