Neste domingo (27), teve início a Temporada de Cruzeiros 2024/2025 no Porto do Rio de Janeiro, com a chegada dos primeiros navios e turistas à capital. A expectativa é de que, até abril de 2025, o Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá receba 41 navios, sendo 30 internacionais e 11 nacionais, em 112 atracações programadas. Cerca de 323 mil turistas são aguardados ao longo da temporada, o que promete movimentar a economia local.
O Porto do Rio, sob a gestão de PortosRio, ampliou e modernizou sua infraestrutura para acomodar a crescente demanda da temporada. Em discurso de abertura, o Diretor-Presidente Francisco Martins afirmou que a estrutura recém-reformada do terminal contribui para o reconhecimento internacional do Porto do Rio.
A premiação recebida no Krooze Awards 2024, que destacou o porto entre os melhores de embarque e escala, é, segundo Martins, reflexo da qualidade do terminal e dos investimentos em melhorias de acessos aquaviários e retroáreas. A infraestrutura foi redesenhada para atrair tanto o público quanto novos cruzeiros, promovendo o desenvolvimento econômico e turístico da cidade.
LEIA TAMBÉM
- Cruzeiro de Neymar zarpa, saiba quanto custa a viagem
- Passageiro tira a própria vida em cruzeiro e show de Alexandre Pires é cancelado
- Mãe de Neymar surpreende em ônibus após Cruzeiro
- Coronavírus: mais passageiros deixam navio de cruzeiro no Japão
- Rio de Janeiro comemora o início da mais longa temporada de Cruzeiros
A temporada apresenta destaques de grande porte e cruzeiros de cabotagem que farão escalas regulares no Rio, incluindo os navios MSC Seaview, MSC Poesia, MSC Orchestra, Costa Favolosa e Costa Pacifica. No contexto das viagens de grande porte, o MSC Grandiosa, maior navio de cruzeiro a navegar em águas brasileiras, fará duas escalas na cidade, sendo a primeira em dezembro e a segunda em abril. A expectativa é de aumento de fluxo no período do Carnaval, com a chegada de cinco navios no domingo e segunda-feira, e mais quatro navios na terça-feira.
Navios de luxo, expedição e de grande porte trarão ainda mais variedade e atração para a temporada, marcando o retorno dos cruzeiros da Princess Cruises, com o Sapphire Princess e o Majestic Princess, que farão pernoites no Rio de janeiro entre novembro e janeiro. Em fevereiro, a Cunard Line também retorna ao Pier Mauá com o icônico Queen Victoria.
Os cruzeiros de volta ao mundo também integram a programação, com a presença do MSC Magnifica, Costa Deliziosa, Villa Vie Odyssey, Crystal Serenity, Vasco da Gama, Volendam, Pacific World e Insignia. O Silver Ray, da Silversea, e o Bolette, da Fred. Olsen Cruise Lines, também passarão pelo Porto do Rio, consolidando o terminal como um dos pontos de destaque nas rotas internacionais.