Orla Rio promove mutirão de limpeza de praias neste sábado

Redacao
Por Redacao - Equipe
5 Min Read

No próximo sábado, dia 22, a Orla Rio, por meio do seu projeto de sustentabilidade e reciclagem de resíduos, o Recicla Orla, realizará mutirões de limpeza nas praias do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. A ação, que terá início às 10h, tem como objetivo manter as praias limpas para o verão e também educar e conscientizar frequentadores e turistas sobre o descarte correto dos resíduos. Os objetos mais inusitados coletados nestas limpezas serão expostos pela Orla Rio na Casa de Cultura Laura Alvim durante a Rio+30.
 

“Para nós, é muito importante realizarmos esse tipo de ação com a finalidade de conscientizar, cada vez mais, a população sobre o descarte correto do lixo. Há dois anos, a Orla Rio criou o projeto Recicla Orla, que já conta com 56 pontos de entrega voluntárias espalhados pela orla. Temos o dever de cuidar das nossas praias, especialmente no verão, quando elas se tornam o principal point dos cariocas e turistas que visitam a cidade”, diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
 

A ação é aberta ao público, que terá a oportunidade de saber mais sobre a importância do descarte correto de resíduos e como isso afeta todo o ecossistema. Os sete pontos de apoio funcionarão nos seguintes quioques: Espaço A (Leme), Atlântico Beach Club, Botequim Carioca (Copacabana), Pôr do Sol, Quase Nove, Clássico Beach Club (Ipanema) e Adoro Frozen (Leblon). A ação tem o patrocínio do iFood, apoio da Secretaria Municipal de Esportes, e participação de escolinhas esportivas, como o Instituto Levante, projeto da atleta Carol Solberg.
 

“Muito importante e necessária esta ação da Orla Rio de criar mutirões de limpeza em algumas praias da Zona Sul. Nós da Secretaria Municipal de Esportes temos muito orgulho de apoiar este tipo de projeto. Conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos será sempre o melhor caminho. Nosso meio ambiente precisa de todo o cuidado possível para que a nossa e as próximas gerações vivam em um ambiente sustentável” diz Guilherme Schleder, secretário municipal de esportes
 

Serviço:

Data: 22/01 (sábado)

Horário: 10h (abertura mutirão); 10h30 (triagem educativa); 11h(encerramento);

Locais:

Espaço A — Av. Atlântica, próximo ao posto 01 – Leme

Atlântico Beach Club — Av. Atlântica, próximo à rua Rodolfo Dantas – Copacabana

Botequim Carioca — Av. Atlântica, próximo à rua Julio de Castilhos – Copacabana

Pôr do Sol — Av. Vieira Souto, próximo ao Colégio São Paulo

Quase Nove — Av. Vieira Souto, próximo à rua Vinícius de Moraes – Ipanema

Clássico Beach Club — Av. Vieira Souto, próximo à rua Paul Redfern – Ipanema

Adoro Frozen — Av. Delfim Moreira, próximo à Av. Bartolomeu Mitre

Sobre a Orla Rio

A Orla Rio é a concessionária responsável por administrar e revitalizar os 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla marítima carioca. Até 2021, a concessionária investiu mais de 148 milhões de reais em obras para proporcionar aos cariocas e turistas uma nova experiência de consumo à beira-mar, com diversas opções de gastronomia, deixando um importante legado para a cidade. Desde 2019, a Orla Rio vem implementado programas de ESG (Environmental, social and corporate governance), sendo um deles o Recicla Orla. Mais informações no site.

Sobre o Recicla Orla

O Recicla Orla é um projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos descartados na orla do Rio. Criado em parceria com a Polen, startup de sustentabilidade, o projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária localizados nos quiosques da orla. Desde o início do projeto já foram reciclados mais de 609 toneladas de materiais como plásticos, papéis, vidros e metais. Atualmente, são 56 PEVs distribuídos pelos quiosques do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Mais informações no site.

Sobre a Polen

A Polen foi fundada em 2017, pelo ecólogo Renato Paquet, que atualmente também é Diretor Presidente de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS) e membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN, e por seu sócio, Lucas Sarmento, economista e especialista em tecnologia blockchain. Mais informações no site

Compartilhe esta notícia