Cidade Integrada completa 2 meses com obras e serviços no Jacarezinho e Muzema

Dois meses após a implantação do programa Cidade Integrada na Muzema e no Jacarezinho, no Rio, o Governo do Estado levou a moradores cursos regulares e profissionalizantes, reformas, limpeza de rios, projetos na área de habitação, linhas de crédito, esporte, lazer e ações sociais, entre outros serviços e obras.

Redacao
Por Redacao
4 Min Read

Dois meses após a implantação do programa Cidade Integrada na Muzema e no Jacarezinho, no Rio, o Governo do Estado levou a moradores cursos regulares e profissionalizantes, reformas, limpeza de rios, projetos na área de habitação, linhas de crédito, esporte, lazer e ações sociais, entre outros serviços e obras.

– Além de obras e serviços, levamos cidadania para os moradores. Uma das ações mais recentes e importantes foi a inauguração da Faetec, com capacidade para 1.050 alunos, na área do Jacarezinho. Há ações para crianças, jovens e idosos. O Cidade Integrada está mudando a vida das pessoas, dando mais dignidade e oportunidades – explicou o governador Cláudio Castro. A Faetec atende jovens e adultos nas áreas de beleza, elétrica e hidráulica.

Outras obras

Foi concluída a limpeza dos rios Jacaré e Salgado, de onde saíram 2 mil toneladas de resíduos, melhorando a qualidade de vida no entorno.

A Casa do Trabalhador será entregue esta semana e dará a oportunidade de consultas ao banco de empregos, orientações para auxílio-desemprego, além de oferecer cursos profissionalizantes.

Obras que estão sendo concluídas, como a da Escola Compositor Luiz Carlos da Vila, unem educação e lazer, já que a piscina está sendo reestruturada para diversão de moradores nos fins de semana.

Desenvolvimento econômico

Mais de 1.400 mulheres se cadastraram para o programa Desenvolve Mulher e 480 já estão em aula. Têm direito mães chefes de família, com idade entre 16 e 30 anos e cujos filhos tenham até 10 anos. Há bolsa de R$ 300 para quem completar 75% das atividades.

A AgeRio concedeu R$ 1,86 milhão em microcréditos nas comunidades e 701 desempregados foram registrados no banco de empregos do Sine; desses, 92 foram encaminhados para entrevistas de emprego.

Habitação

Aproximadamente 100 imóveis foram vistoriados pelo programa de arquitetura Na Régua no Jacarezinho, para diagnóstico da deficiência habitacional e avaliação de melhorias. A meta do programa é não ter nenhuma casa sem banheiro até o final do ano. Mais de 900 moradores foram cadastrados para o processo de regularização fundiária.

Serviços

Cinco edições do Programa RJ para Todos atenderam a mais 11 mil moradores nas duas comunidades, com emissão de documentos, cadastro para cartão Supera RJ e banco de empregos do Sine. Só o novo posto do Detran atendeu mais de 2 mil pessoas.

Bem-estar animal

Um veículo do programa RJPet chegou à Muzema esta semana para a castração de cães e gatos da região. O veículo, conhecido como ‘Castramóvel’, tem capacidade para castrar 200 animais por dia.

Esporte e lazer

O Esporte Presente cadastrou 845 alunos (119 na Muzema e 726 no Jacarezinho). Trata-se de uma parceria com a Fundação Ceperj e a Suderj para levar esporte e saúde à população em diversas modalidades.

O Programa Brincando na Praça oferece atividades de recreação para a garotada, e há sessões de cinema pelo projeto Cine Tela, em parceria com a Funarj.

Segurança pública

A segurança pública não foi deixada de lado. Mais de 120 prisões foram efetuadas nas duas comunidades; cerca de 1.500 kg de drogas, apreendidas; e 27 mil kg de barricadas, retiradas nas operações de reocupação. Segundo levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), no Jacarezinho, houve redução de 41,7% nos roubos de rua, em comparação de 19/01/22 a 16/03/22 com o mesmo período do ano passado.

Compartilhe esta notícia