Rio de Janeiro avança na aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 em grupos prioritários

A campanha segue de forma escalonada até os 60 anos, na sexta-feira (10/3). A vacinação continua para pessoas com 12 anos imunocomprometidas

Redacao
Por Redacao
2 Min Read

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio avança, a partir desta segunda-feira (6/3),  para a segunda etapa de aplicação da vacina Pfizer bivalente contra a covid-19 em grupos prioritários, para pessoas com 68 anos ou mais. A campanha segue de forma escalonada até os 60 anos, na sexta-feira (10/3). A vacinação continua para pessoas com 12 anos imunocomprometidas.

A vacina está sendo aplicada em todas as 237 unidades de Atenção Primária do município (clínicas da família e centros municipais de saúde), além do Super Centro Carioca de Vacinação e postos extras pela cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A bivalente foi criada para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes. Importante destacar que a vacina é recomendada como dose de reforço para essas pessoas dos grupos prioritários, devidamente imunizadas com pelo menos duas doses de vacina monovalente (esquema primário completo) e que tenham tomado a última dose há pelo menos quatro meses.

Para o grupo de idosos, basta apresentar documento de identificação e o comprovante de vacinação (se disponível). Já os imunocomprometidos (transplantados; pessoas com HIV; pacientes com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos; entre outros) deverão apresentar o comprovante da sua condição, que pode ser o cadastro da sua unidade de referência ou documento assinado e carimbado, como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, além de CPF ou CNS do usuário.

Rio de Janeiro avança na aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 em grupos prioritários | Diário Carioca
Rio de Janeiro avança na aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 em grupos prioritários | Diário Carioca
Compartilhe esta notícia