Após três anos de interrupção devido às limitações impostas pela pandemia, a ONG Sonhar Acordado promove, no próximo domingo (27/08), mais uma edição do seu tradicional “Dia do Sonho”, evento gratuito que acontece pela primeira vez em Niterói, na sede da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), com participação de cerca de mil crianças de comunidades do Rio, Niterói e Itaboraí.

A parceria inédita entre a Sonhar Acordado e a Andef visa promover o amor, a inclusão e outros valores compartilhados entre as duas instituições. O evento terá o apoio de cerca de mil voluntários.

Na ocasião, das 7h às 17h, todas as crianças poderão participar de oficinas, shows e apresentações gratuitas, com destaque para a dança em cadeira de rodas, apresentada pela primeira vez no evento. Um cardápio foi preparado especialmente para que todos passem o dia bem alimentadas, com um almoço nutritivo, frutas, sucos e guloseimas, incluindo pipoca, pizzas, salgadinhos e cachorro-quente.

Cerca de mil voluntários participam da festa - Divulgação
Cerca de mil voluntários participam da festa – Divulgação

Para que tudo aconteça da melhor forma, a preparação dos voluntários começou bem antes da festa, com a realização de uma grande reunião, durante a qual foram fornecidas todas as informações sobre o evento e apresentada a principal missão da Sonhar Acordado: a transmissão de valores humanos. Durante o encontro, os participantes aprenderam um pouco mais sobre a Caridade, valor trabalhado pela ONG em 2023, visando transmitir essa mensagem a cada criança e também para a sociedade em geral.

“A caridade é o verdadeiro amor que se espalha pelo mundo, aquele que é gratuito, não espera nada em troca e gera uma onda de transformação. E é com esse sentimento e essa certeza que queremos que crianças e voluntários saiam desse evento”, afirma Luiza Cunha, diretora da iniciativa.


Durante o ano, a Sonhar Acordado realiza outras atividades em parceria com instituições que recebem crianças no contraturno escolar. Parceira da ONG há mais de três anos, a Associação Semente da Vida (ASVI), na Cidade de Deus, já confirmou a presença de cerca de 100 crianças na Festa de Natal a ser realizada neste ano. Responsável pela instituição, a voluntária Maria do Socorro já observa na garotada a ansiedade que as faz contar as horas para a chegada do grande dia.

‘Dia do Sonho’ em números

· A primeira Festa de Natal da ONG Sonhar Acordado no Rio de Janeiro foi realizada em 2001. Naquela ocasião, 300 crianças participaram do evento ao lado de 300 voluntários. Hoje, o número é ao menos 3 vezes maior.

· Em 12 anos, aproximadamente 15 mil crianças de 20 comunidades já participaram de Um Dia do Sonho!

· Em cada celebração, são consumidos cerca de 1.300 litros de bebidas, como água e suco, e 50kg de macarrão com salsicha.

· As crianças que participam das festas do Sonhar Acordado têm de 5 a 9 anos e frequentam a escola. Mensalmente, elas participam de atividades culturais e recreativas com voluntários fixos da ONG, membros dos diversos projetos contínuos desenvolvidos pela instituição.

Instituições participantes
 

– Casa Reviver, no Morro do Estado (Niterói)

– Associação Semente de Vida (Cidade de Deus, Rio)

– Projeto Pequeno Dom (Itaboraí)

– Associação Meninas e Mulheres do Morro (Mangueira, Rio)

– Projeto GiraSol (Engenho de Dentro, Rio)

– INPAR – Instituto Presbiteriano Álvaro Reis (Jacarépagua, Rio)

– Orfanato Santa Rita de Cássia (Praça Seca, Rio)

– Instituto Conselheiro Macedo Soares (Lins de Vasconcelos, Rio)

– Casa Santa Ignes (Rocinha, Rio)

Serviço:

Dia do Sonho 2023

Data: 27/08/2023

Horário: das 7h às 17h

Endereço: Andef – Rod. Prefeito João Sampaio, 4830 – Rio do Ouro – Niterói

Facebook: Sonhar Acordado Rio

Instagram: @sonharacordadorio

Author
JR Vital - Diário Carioca

JR Vital

JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.

- Publicidade -
JR Vital - Diário Carioca
Editor
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About US


BuzzStream Live News: Your instant connection to breaking stories and live updates. Stay informed with our real-time coverage across politics, tech, entertainment, and more. Your reliable source for 24/7 news.
Top Categories
Usefull Links
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.