Brasília – Após quatro anos, o governo brasileiro está prestes a restabelecer um embaixador na Coreia do Norte. O diplomata Luis Felipe Fortuna não conseguiu voltar ao país desde janeiro de 2020, quando a pandemia de Covid-19 começou. A embaixada norte-coreana em Brasília indicou recentemente que concederia um visto diplomático a Fortuna, permitindo seu retorno à capital Pyongyang.
O que você precisa saber
- Retorno do Embaixador: Luis Felipe Fortuna, embaixador na Coreia do Norte desde 2018, deve retornar a Pyongyang em breve.
- Pandemia e Fechamento de Fronteiras: Fortuna estava de férias no Brasil quando a Coreia do Norte fechou suas fronteiras em janeiro de 2020.
- Aguardo em Seul: Desde então, o diplomata tem permanecido em Seul, capital da Coreia do Sul.
Diplomata Perto de Retornar
Luis Felipe Fortuna, embaixador do Brasil na Coreia do Norte desde dezembro de 2018, ficou impossibilitado de retornar ao país devido ao fechamento das fronteiras norte-coreanas no início da pandemia. Com a recente indicação da Embaixada da Coreia do Norte em Brasília para conceder um visto diplomático, Fortuna deve voltar a Pyongyang em breve.
Contexto da Pandemia
No começo de 2020, quando a Coreia do Norte fechou suas fronteiras como medida preventiva contra a Covid-19, Fortuna estava de férias no Brasil. Desde então, ele tem aguardado em Seul, capital da Coreia do Sul, a oportunidade de retornar ao seu posto.
Tensão entre as Coreias
A relação entre as Coreias voltou a se desgastar recentemente. Na última quarta-feira (29/5), a imprensa estatal norte-coreana confirmou que o governo enviou cerca de 250 balões com lixo e fezes à Coreia do Sul como retaliação a balões enviados por sul-coreanos com panfletos anti-Pyongyang, rádios, alimentos e pen drives com músicas k-pop.