Rio de Janeiro – O Projeto Pioneiros, idealizado pelo Instituto Aegea e desenvolvido pela Águas do Rio, está capacitando cerca de 30 estudantes de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro.
A iniciativa visa desenvolver o espírito crítico dos jovens e fornecer conhecimentos sobre o setor de saneamento.
Ao final do programa, os três melhores planos de ação serão premiados, e o vencedor da etapa local representará o Rio de Janeiro na premiação nacional em São Paulo.
Inscreva-se no nosso canal no Youtube
Siga o Diário Carioca no Instagram
Siga-nos no X
O que você precisa saber
- Objetivo: Capacitar jovens e desenvolver o espírito crítico no setor de saneamento.
- Participantes: Cerca de 30 estudantes do Rio de Janeiro, incluindo Ilha de Paquetá, Maricá, São Gonçalo, Tanguá, e Saquarema.
- Atividades: Palestras, aulas semanais, workshops, conferências online, e visitas a estações de tratamento de água e esgoto.
- Premiação: Três melhores planos de ação premiados; vencedor local participa da premiação nacional em São Paulo.
- Oportunidades: Alunos destacados poderão ingressar na Águas do Rio pelo Programa Jovem Aprendiz.
Capacitação e Desenvolvimento
O projeto teve início em maio, com encontros semanais na sede da Águas do Rio. Os participantes assistem a apresentações de profissionais de diversas áreas, participam de workshops e conferências online, e visitam estações de tratamento de água e esgoto. William Carvalho, Gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio, destaca que o Pioneiros visa preparar os jovens para serem agentes transformadores em suas comunidades.
Planos de Ação e Premiação
Ao final do projeto, os estudantes elaborarão planos de ação voltados para o setor de saneamento. Os trabalhos serão avaliados por uma banca composta por funcionários da empresa, considerando critérios como impacto na comunidade, inovação e criatividade. Os três melhores planos serão premiados, e o vencedor participará da premiação nacional em São Paulo.
Depoimentos dos Participantes
Silas Emanuel da Silva, estudante do 1° ano do ensino médio e morador de Itaboraí, ingressou no projeto com a intenção de melhorar tanto seu currículo quanto sua comunidade. “Entrei aqui visando a melhoria do meu currículo e da minha comunidade. Tenho vizinhos que ainda não recebem água potável e pretendo com os ensinamentos do programa ajudá-los no futuro”, disse Silas.
Leia Também
- Abastecimento de água no Brasil é ofertado a 84,2% da população
- Governo defende decretos sobre saneamento derrubados na Câmara
- SANEAMENTO BÁSICO: Municípios de 10 estados terão acesso a R$ 2,3 mi para obras
- Lula revoga dois decretos sobre saneamento básico
- Norma prevê mais transparência no cumprimento de metas do saneamento básico do Rio
Acompanhamento e Avaliação
Os projetos dos participantes serão acompanhados por tutores e apresentados a uma banca avaliadora. Além das atividades presenciais, os estudantes terão acesso a uma trilha de cursos na plataforma de educação corporativa da Aegea Saneamento.
Palavra do Especialista
“O Pioneiros vai além das habilidades e competências requeridas pelo mercado de trabalho. O conteúdo está voltado ao desenvolvimento integral do participante,” afirmou William Carvalho. “Ao final do projeto, ele estará apto a contribuir com a melhoria da própria comunidade.”