RIO DE JANEIRO – Nesta sexta-feira, 28 de junho, Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, estreia no Globoplay o novo docu-reality “Segura Essa Pose”, que apresenta a cultura da cena ballroom do Rio de Janeiro.
Este movimento mescla dança, moda, performance, música e competição, onde jovens LGBTQIAPN+, pretos e periféricos constituem famílias, batizadas por eles de “houses”.
O que você precisa saber:
- Estreia: “Segura Essa Pose” estreia nesta sexta, 28 de junho.
- Cultura: A série explora a cena ballroom do Rio de Janeiro.
- Famílias: Jovens LGBTQIAPN+, pretos e periféricos formam “houses”.
- Competição: A série acompanha competições e premiações.
Detalhes da Série
Produzida pela Maria Farinha Filmes, o Original Globoplay “Segura Essa Pose” é criado por Lucas Fonseca, Lucas Fratini e Sandro Lima, e tem direção de Sandro Lima e Chica Andrade. Quem conduz o público durante a série é Luky Império, artista e pai da ‘House of Império’.
“A ballroom é uma perspectiva de futuro, um lugar onde essas vidas são celebradas”, afirma Sandro Lima, diretor geral de ‘Segura Essa Pose’. “Estamos muito felizes com o resultado.”
Competição e Celebridade
A série tem sete episódios, cada um mostrando uma competição, suas categorias e, por fim, a premiação. A temporada culmina na grande final que coroa a ‘House of the Year’ – A Casa do Ano.
“E ver esse movimento, essa cultura integrando o catálogo do Globoplay, é ter a certeza de que iremos alcançar muitas pessoas, além do que imaginávamos”, celebra Sandro Lima.
Desafios e Histórias Pessoais
A série não se limita à celebração; também retrata os desafios enfrentados pelos artistas da cena ballroom. Um exemplo é Makayla Sabino, moradora do Complexo do Alemão, que encontrou força na cena para se afirmar como pessoa trans e se destacou como a primeira dançarina trans da cantora Anitta.
LEIA TAMBÉM
- Espetáculo multilinguagem “ATRAQUE” desafia convenções e reflete a cultura Ballroom do Rio de Janeiro
- MAR recebe ‘ATRAQUE’, espetáculo multilinguagem que desafia convenções e reflete a cultura Ballroom
- Trace Trends embarca no mundo Ballroom e mostra a cultura preta, latina e LGBTQIA+
- Jade Picon, Sabrina Sato, José Loreto e mais marcam presença no Baile do BB em São Paulo
- The White Stripes celebra 20o aniversário de “Elephant”
A Cena Ballroom
A cena ballroom, criada em Nova York na década de 1960, se espalhou pelo mundo como um movimento de arte e estilo de vida. Jovens LGBTQIAPN+, pretos e periféricos constituem “houses” – grupos estabelecidos por laços afetivos e artísticos. Eles expressam sua criatividade em bailes, competindo em diversas categorias.
“As pessoas pisam na passarela para contar suas histórias através da arte e serem celebradas não só por aquilo que são, mas pelo que demonstram que podem ser.”